quinta-feira, 31 de março de 2011

Mais de 100 mil habitantes sofrem com falta d’água na região de Esperança.

Fotos da Barragem de Vaga Brava.

Após sete anos da tragédia de Camará, a população do Brejo Paraibano ainda sofre com a falta d’água todos os dias, sobretudo com o esvaziamento da barragem de Vaca Brava, que abastecia as cidades de Esperança, Remígio, Areia, Alagoa Nova, além de alguns distritos. A população desses quatro municípios tem sido abastecida com carros pipas, que não suprem a necessidade dos cidadãos.
Emergencialmente, o prefeito Nobinho Almeida ( PTB), conseguiu junto ao governo do estado a liberação de  três carros pipas para o abastecimento do município, já que falta  água no açude de Vaca Brava. Almeida disse que o governador Ricardo Coutinho se comprometeu em compartilhar soluções com a prefeitura de Esperança, até que o açude volte a receber água das chuvas e o sistema da Cagepa comece a funcionar. Enquanto isso, o governo vai liberar R$ 36 mil por mês para levar água principalmente para a população de baixa renda.
No dia a dia, a população se aglomera nas ruas principais da cidade a espera do carro pipa, a fim de garantir água para o cozimento de alimentos e para higiene pessoal. Outra alternativa é a fila para conseguir encher os recipientes nos dois chafarizes públicos existentes na cidade, que minimizam a falta de água no município.
A aposentada Maria das Dores conhece bem essa realidade desde os anos 70, quando andava quilômetros para conseguir água para as necessidades básicas de um ser humano. Passado os anos, ela lamenta a estagnação da população em virtude da falta de abastecimento, que perdura até os dias atuais, em que pese o avanço em vários setores.
“ Eu nunca vi uma coisa dessas. Ninguém sabe o tamanho do nosso sofrimento para se ter uma gota d`água, para beber e para as outras atividade. É muito humilhante ter que acordar na madrugada para enfrentar fila e muitas vezes não ter direito ao bem comum”, desabafou a aposentada, que diz abandonar os netos na madrugada em casa, para garantir alimentação e o que beber.
Prefeitura e Governo do estado tentam desembargar Camará na justiça
A saída para a falta de abastecimento d’água na região do Brejo pode estar na reconstrução e na viabilização do abastecimento a partir da Barragem de Camará. Para isso, o prefeito de Esperança, Nobinho Almeida disse contar com o apoio do governador Ricardo Coutinho, para que juntos possam ir à justiça, a fim de derrubar a liminar que impediu a reconstrução da barragem, que poderá matar a sede dos brejeiros.
Conforme o prefeito, a obra tem assegurado 26 milhões para a sua reconstrução, em que pese o acúmulo de água registrado na barragem. “ Enquanto Vaca Brava tem uma capacidade de 3,5 milhões de metros cúbicos, Camará comporta 26,5 milhões de metros cúbicos, o que daria pra suprir a necessidades já assistidas, além de outras cidades”, prognosticou.
Preocupado com a situação emergencial do seu município, Nobinho revelou que o o governador não mediu esforços para que juntos busquem o desembargar a obra, que está parada por força de liminar.
“ Desde 1970 esse problema inviabiliza o desenvolvimento econômico e social do município de Esperança. Até agora as nossas medidas foram sazonais, mas meu compromisso é de trazer algo que é digno e de direito de todos nós para essa cidade”, desabafou o prefeito, que falou da falta de interesse dos empresários em investir na cidade em virtude desse problema.
Matéria publicada no correio da Paraiba no dia 30/03/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário