terça-feira, 22 de março de 2011

LIVRO JOÃO BENEDITO.


O escritor Rau Ferreira se prepara para lançar seu segundo trabalho e desta vez a personalidade escolhida foi o Cantador João Benedito.
Nascido em Esperança em 1860 e falecido em 1943, João Viana dos Santos recebeu a alcunha de “João Benedito”. O velho repentista fez de sua arte profissão e se apresentou em feiras e em diversas cidades da Paraíba, sempre acompanhado de sua viola. Era muito habilidoso e irreverente e mesmo em idade avançada capaz de glosar versos que tinham um pano de fundo filosófico.
Em 1934, aos 80 anos de idade, compôs esta sextilha:

Eis o resto da figura
Do velho João Benedito
Fui gordo igualmente uma bola
Estou magro como um palito
Hoje é quem canta mais feio
Foi quem cantou mais bonito!”

Câmara Cascudo cita-o em seu livro e reproduz uma peleja que o mesmo travou com Antonio Correia Bastos, já o repentista Antonio Ferreira da Cruz colocava João Benedito em pé de igualdade com Joaquim Sem Fim, considerando-o como um dos mais temíveis cantadores de sua época.
O livro foi produzido em parceria com a Copiadora União e terá o formato brochura para baratear os custos e tornar mais acessível à população.
Com cerca de 100 páginas, o pesquisador trabalha nesta obra temas como a arte do repente, a construção do verso, cordel e xilogravura, a poesia erudita e popular, história do município de Esperança, seus violeiros e cantadores, e por fim, a biografia de João Benedito, sua poesia, casos e acasos além de uma resenha crítica e dois cordéis que mencionam o velho repentista.
A previsão é que o lançamento aconteça ainda neste mês de março, tão logo o projeto gráfico seja finalizado.

Da redação do blog História Esperancense

Nenhum comentário:

Postar um comentário