quinta-feira, 31 de março de 2011

Em Esperança agora todo mundo que ser Repórter.

foto:Reprodução

O "boom" tecnológico trouxe grandes novidades e a acessibilidade aos meios de comunicação e midiáticos estão cada vez mais inseridos no nosso cotidiano. Pessoas das mais variadas idades ingressam em redes sociais e compartilham informações.
Nesse contexto o blog surgiu como diário eletrônico onde os internautas expunham as suas vidas. Hoje, esta ferramenta serve a outros propósitos. Mas o que nos chama a atenção são os incontáveis sites de notícias que tem se tornado uma verdadeira febre. Todo mundo quer ser repórter!Vocacionados ou não, se arriscam com divulgação de texto e conteúdo ou desrespeitam os direitos autorais. São poucos os que citam as fontes; a maioria sevale dos atalhos "Control C" + "Control V" (copiar e colar). Aonde vamos parar?
Enquanto isso o Congresso Nacional discute a exigência do diploma de jornalismo e busca uma maneira de coibir os crimes cibernéticos. Aguardamos uma solução justa.


Fonte:RauFerreira

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS SALVA VIDAS.


Protagonista da Campanha “DOE ÓRGÃOS-ESPERANÇA DE VIDA”, que envolveu vários segmentos da sociedade local no ano passado, o paciente renal crônico Romoaldo Batista Guimarães, natural de Esperança, teve o seu Transplante de Rins realizado na noite desta quarta-feira, 30 de março, no Hospital Antônio Targino, onde se recupera e passa bem.
Há quase dois anos em tratamento de Hemodiálise e recebendo o apoio da Gestão Esperança de Todos nas Campanhas que realizou e no transporte para o tratamento, vinha neste período de espera, buscando sensibilizar as pessoas para a doação de órgãos, um ato pouco conhecido, que teve seu impulso maior e a aceitação popular a causa, a partir dos movimentos realizados.
Para Romoaldo, a chamada para o transplante, é fruto do trabalho sério que vem sendo feito, pelos pacientes e familiares, e que a população abraçou este gesto de amor para com o próximo. Emocionado, diz que quando recuperado sua primeira ação é de conhecer a família do seu doador, que reside na cidade de Sapé, para o agradecimento e pelo gesto nobre da doação dos órgãos, que deu vida a várias pessoas. A semente foi plantada e os frutos já estamos colhendo, Concluí.
Em Esperança, cerca de 20 pessoas fazem o tratamento de hemodiálise em hospitais de Campina Grande e recebem assistência de locomoção do Prefeito Nobinho Almeida.



Fonte:Vera Taveira

Mais de 100 mil habitantes sofrem com falta d’água na região de Esperança.

Fotos da Barragem de Vaga Brava.

Após sete anos da tragédia de Camará, a população do Brejo Paraibano ainda sofre com a falta d’água todos os dias, sobretudo com o esvaziamento da barragem de Vaca Brava, que abastecia as cidades de Esperança, Remígio, Areia, Alagoa Nova, além de alguns distritos. A população desses quatro municípios tem sido abastecida com carros pipas, que não suprem a necessidade dos cidadãos.
Emergencialmente, o prefeito Nobinho Almeida ( PTB), conseguiu junto ao governo do estado a liberação de  três carros pipas para o abastecimento do município, já que falta  água no açude de Vaca Brava. Almeida disse que o governador Ricardo Coutinho se comprometeu em compartilhar soluções com a prefeitura de Esperança, até que o açude volte a receber água das chuvas e o sistema da Cagepa comece a funcionar. Enquanto isso, o governo vai liberar R$ 36 mil por mês para levar água principalmente para a população de baixa renda.
No dia a dia, a população se aglomera nas ruas principais da cidade a espera do carro pipa, a fim de garantir água para o cozimento de alimentos e para higiene pessoal. Outra alternativa é a fila para conseguir encher os recipientes nos dois chafarizes públicos existentes na cidade, que minimizam a falta de água no município.
A aposentada Maria das Dores conhece bem essa realidade desde os anos 70, quando andava quilômetros para conseguir água para as necessidades básicas de um ser humano. Passado os anos, ela lamenta a estagnação da população em virtude da falta de abastecimento, que perdura até os dias atuais, em que pese o avanço em vários setores.
“ Eu nunca vi uma coisa dessas. Ninguém sabe o tamanho do nosso sofrimento para se ter uma gota d`água, para beber e para as outras atividade. É muito humilhante ter que acordar na madrugada para enfrentar fila e muitas vezes não ter direito ao bem comum”, desabafou a aposentada, que diz abandonar os netos na madrugada em casa, para garantir alimentação e o que beber.
Prefeitura e Governo do estado tentam desembargar Camará na justiça
A saída para a falta de abastecimento d’água na região do Brejo pode estar na reconstrução e na viabilização do abastecimento a partir da Barragem de Camará. Para isso, o prefeito de Esperança, Nobinho Almeida disse contar com o apoio do governador Ricardo Coutinho, para que juntos possam ir à justiça, a fim de derrubar a liminar que impediu a reconstrução da barragem, que poderá matar a sede dos brejeiros.
Conforme o prefeito, a obra tem assegurado 26 milhões para a sua reconstrução, em que pese o acúmulo de água registrado na barragem. “ Enquanto Vaca Brava tem uma capacidade de 3,5 milhões de metros cúbicos, Camará comporta 26,5 milhões de metros cúbicos, o que daria pra suprir a necessidades já assistidas, além de outras cidades”, prognosticou.
Preocupado com a situação emergencial do seu município, Nobinho revelou que o o governador não mediu esforços para que juntos busquem o desembargar a obra, que está parada por força de liminar.
“ Desde 1970 esse problema inviabiliza o desenvolvimento econômico e social do município de Esperança. Até agora as nossas medidas foram sazonais, mas meu compromisso é de trazer algo que é digno e de direito de todos nós para essa cidade”, desabafou o prefeito, que falou da falta de interesse dos empresários em investir na cidade em virtude desse problema.
Matéria publicada no correio da Paraiba no dia 30/03/2011.

Assembléia Legislativa fará Sessão Itinerante na cidade de Esperança.



Amanhã dia 01/04 acontecerá uma sessão itinerante da Assembléia Legislativa da Paraíba na Câmara Municipal de Esperança – PB no ensejo será discutido a problemática do abastecimento d’água na região.
A sessão será as 09h00min da manha.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vereador defende na CMCG um dia de folga para os jumentos da cidade.

Foto:Paraibaonline

O vereador campinense Olímpio Oliveira (PMDB) defendeu nesta terça-feira (29) o projeto de lei que apresentou na Câmara Municipal de Campina Grande, instituindo um dia de folga para os jumentos da cidade.

- Eu vou ter o cuidado de discutir o projeto mais importante que estarei apresentando esse ano, ‘colocando o dedo em uma ferida’ que poucos gostam de fazer, no que se refere a questão de veículos de tração animal, a questão dos carroceiros em Campina Grande. Estamos propondo alguns requisitos básicos para a exploração dessa atividade. Primeiro, que o condutor da carroça tenha 18 anos completos e que o animal, tenha pelo menos um dia de folga – afirmou o parlamentar.

As declarações de Olímpio Oliveira tiveram repercussão na Rádio Campina FM.




Fonte:Paraibaonline
http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=795566

Andrade Noticias parabeniza Escritor Rau Ferreira.


Rau Ferreira, parabéns pelo lançamento do seu segundo livro, eu como Esperancense estou muito contente por ter um escritor com um enorme talento como o seu em nossa cidade e sei como foi difícil a sua luta, a falta de apoio com o desenvolvimento educacional e cultural de nossa historia, mas amigo faça como bem diz o ditado, “Somos brasileiros e não podemos desistir nunca”.
Parabéns que Deus te abençoe muito e muito sucesso.
Jean Andrade
www.andradenoticias.com VOCÊ SE ATUALIZA AQUI.

Corte de gastos emperra programa "Minha Casa Minha Vida" em todo Brasil.



Uma das bandeiras de campanha da presidente Dilma Rousseff, o programa Minha Casa, Minha Vida está parcialmente estagnado desde o início do ano. Até agora, nenhum projeto para famílias que recebem até três salários mínimos (nível mais econômico do programa) foi assinado com a Caixa Econômica Federal - um reflexo direto do contingenciamento de gastos do governo.

"O primeiro e mais importante motivo é um só: faltou dinheiro", diz Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). "No ano passado, os contratos de zero a três salários superaram a meta, e isso absorveu boa parte da verba para o primeiro semestre." A primeira etapa previa a contratação de 400 mil apartamentos nesse segmento e acabou fechando o ano com 495 mil.
A segunda fase do Minha Casa, Minha Vida - anunciada no ano passado, com a primeira ainda em curso - tem a meta de erguer 2 milhões de unidades até 2014, das quais 60% para famílias que ganham até três mínimos. Em janeiro, foram definidas as novas regras de financiamento para a faixa de três a dez salários.

As informações são do jornal - O Estado de S. Paulo.
http://economia.estadao.com.br/noticias/not_60658.htm

Visita Americana a Saúde de Esperança.



Ontem pela manhã esteve visitando o hospital municipal de Esperança acompanhado pela Dra Michele coordenadora do NASF o norte Americano Robert Schoot de 47 anos natural de Santa Fé do estado do Novo México que é assistente social e trabalha a vinte e cinco anos com palestras em diversas cidades americanas e a instituições não governamentais, na oportunidade também conheceu o trabalho do NASF.
“Mesmo sabendo que estou em uma região carente do país, fico surpreso com as ações que a saúde tem tomado, pois os mesmos problemas tenho visto por onde passo, mas o grande diferencial está na prevenção,  isto é o que  o município vem fazendo através do NASF, no entanto vejo que a iniciativa privada e a própria sociedade devem se envolver mais, assim que acontece em meu país.”


“Gestão Esperança de Todos” Prefeito Nobinho Almeida.

terça-feira, 29 de março de 2011

Comissão de Orçamento da AL rejeita remanejamento de recursos de Camará para obras do Centro de Convenções.


A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa reprovou, nesta terça-feira (29), Medida Provisória do Governo do Estado, remanejando recursos destinados a reconstrução da Barragem de Camará, no brejo paraibano, para as obras do Centro de Convenções, em João Pessoa.

Segundo a MP, dos R$ 12 milhões de reais adquiridos pelo Governo Maranhão III junto ao BNDES, R$ 7 milhões iriam para o Centro de Convenções, enquanto o restante seria destinado para obras de manutenção em outras barragens.

A votação foi apertada, sendo que o presidente da Comissão, deputado Gervásio Maia (PMDB), teve que desempatar a favor dos oposicionistas. O resultado foi  4 votos contra e 3 a favor.

Antes em sua sustentação, o relator da matéria, Vituriano de Abreu (PSC), declarou que o “remanejamento” dos recursos “iriam causar um grande prejuízo a região visto que muitas cidades “clamam” por água.

Já o líder do Governo, deputado Lindolfo Pires (DEM),  disse que não ver razão para a não aprovação da Medida Provisória. Lindolfo alegou que problemas burocráticos e judiciais ainda emperram a reconstrução de Camará e  o remanejamento do dinheiro para  o Centro de Convenções beneficiariam toda uma população.

Mesmo com derrota na Comissão de Orçamento, a Medida Provisória seguirá para votação em plenário.  


Fonte:MaisPB
http://www.maispb.com.br/artigo.php?id_artigo=20110329164133

Falta d’água no brejo faz adversários se unirem.

Foto:Reprodução

Os deputados Armando Abílio (PTB) e Arnaldo Monteiro (PSC) são adversários políticos há muitos anos, no entanto, estão com o mesmo discurso quando o assunto é a Medida Provisória que visa a realocação da verba destinada à reconstrução de Camará para Centro de Convenções que está sendo apreciada esta semana na Assembléia Legislativa.

Armando Abílio revelou seu descontentamento no último dia 23 e afirmou que essa verba seria a única solução efetiva para o problema de falta de água em Remígio e Esperança, por exemplo. Já o deputado Arnaldo Monteiro afinou seu discurso com o rival na manhã desta terça-feira (29) em discurso acalorado.

“A cidade de Esperança está sem um pingo d’água. A população sobrevive às custas de carro pipa, pagos pela própria população, e poços com água de baixíssima qualidade. Peço aos meus colegas que não aprovem esta MP”, disse Arnaldo Monteiro.

Os dois salientam que não são contra a construção do Centro de Convenções, mas que o a região do Brejo precisa de soluções para a falta de abastecimento de água de uma vez por todas.
 

Fonte:PBAGORA/Vanessa de Melo com informações de Henrique Lima
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110329104341&cat=politica&keys=falta-dagua-brejo-faz-adversarios-se-unirem

Aposentados e Pensionistas receberão no dia 31/03/2011 salários do mês de Março.

                                                     
Os Servidores Aposentados e Pensionistas da Prefeitura de Esperança vão receber nesta quinta-feira dia 31 os salários correspondentes a o mês de março. O anuncio foi feito na manha desta terça-feira pela Presidente do FUNPREVE Kamila Diniz.

Qualquer informação ligue para: (083) 3361-2090 

Detran proíbe que menores conduzam motos “cinquentinhas” em todo estado da Paraíba.

Foto:Reprodução

"Cinquentinhas agora só com capacete, habilitação e documentos. Menores de 18 anos estão proíbidos de usarem as motonetas"

As motos cinquenta cilindradas, mais conhecidas por “cinquentinhas” estão na mira das blitz do Detran na Paraíba a partir de hoje. Para circular nas ruas da Paraíba, os usuários deverão está habilitados e usar itens de segurança, como capacete, retrovisor, habilitação e calçados. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, desta terça-feira (29).

A portaria 155/2011 estabelece ainda algumas proibições que visam diminuir o alto índice de acidentes entre adolescente. A partir de hoje, menores de 18 anos não poderão mais circular com suas cinquentinhas pelas ruas. Quem insistir, será detido e encaminhado para Delegacia da Infância e Juventude para adotar as medidas previstas na Lei 8.069, de 1990.

Para quem insistir em conduzir essa motonetas sem capacete, será aplicada uma multa de R$ 191,53, sete pontos na carteira e a suspensão do direito de dirigir - uma infração gravíssima. Assim como a falta de licenciamento da moto. Para quem for flagrado conduzindo sem habilitação, será aplicada uma multa de R$ 574,59.

Leia abaixo a portaria do Detran
click e leia.

Escolas da zona rural de Esperança são reformadas.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Severino Alves Barbosa.

 Escola Municipal de Ensino Fundamental Joventino Batista Monteiro.

Escolas reformadas e ambientes aconchegantes foram assim que os alunos de sete Escolas da Zona Rural iniciaram o ano letivo na Rede Municipal de Ensino dentro da Gestão Esperança de Todos.
Melhorias em toda estrutura do prédio, telhado recoberto, instalação elétrica e hidráulica consertada, pintura e limpeza externa fez parte deste projeto de manutenção e conservação no patrimônio do Município, que proporcionou aos alunos um espaço alegre, seguro e acolhedor.
Para realização deste trabalho, todo o empenho do prefeito Nobinho Almeida, deu cara nova as Escolas Municipais de Lagoa de Pedra, Timbaúba, Pintado, Massabiele, Carrasco, Lagoa Verde e Quebra-pé, garantindo a todos os alunos da Zona Rural, condições dignas para um ensino de qualidade e com uma melhor aprendizagem. Fotos das escolas de Lagoa de Pedra e Massabiele.


Fonte:http://prefeituradeesperanca.blogspot.com/

segunda-feira, 28 de março de 2011

CONFIRMADO: professores da rede Estadual de ensino ameaçam greve para o dia 15 de abril.



O presidente da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), Francisco Fernandes informou nesta segunda-feira (28) que após assembleia geral realizada na última sexta, os professores decidiram indicativo de greve para o dia 15 de abril, caso suas propostas não sejam aceitas até o dia 14.

“Até o dia 14 aguardamos que o Governador atenda a nossa solicitação de audiência para discutimos nossas propostas que são direitos da categoria. Ricardo vem de lutas sindicais e queremos que ele estabeleça dialogo conosco”, explica Fernandes.

A pauta de proposições é composta de assuntos educacionais: Melhoria nas escolas, concurso para professores; e pagamento do piso salarial nacional e reajustes anuais previstos na lei federal para os docentes.  


Fonte:PBAGORA
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110328133052&cat=educacao&keys=confirmado-professores-rede-estadual-ensino-ameacam-greve-dia-abril

Moradores encontram casal executado na cidade de Lagoa Seca.

Corpos foram colocados um sobre o outro e homem estava despido. Crime ainda é mistério.


Um duplo homicídio cercado de mistério foi registrado na noite do último sábado. Três homens não-identificados executaram um casal no sítio Campinote, município de Lagoa Seca. Cada vítima apresentava um disparo na cabeça e o corpo dela foi colocado sobre o dele em uma estrada vicinal. Até o fechamento desta edição os corpos permaneciam no Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) sem identificação.


De acordo com o cabo Carneiro, da Polícia Militar, um dos militares que participou da operação informou que o corpo do homem estava sem roupas. As vestimentas da vítima estavam próximas ao corpo dele.

O homem tinha cabelos brancos e aparentava ter uns 40 anos. Já a mulher era morena e aparenta também ter uns 40 anos. A reportagem do Diário da Borborema foi até o local e encontrou a cueca da vítima no local do crime com marcas de sangue. Ela estava vestindo uma calça jeans, uma blusa rosa e calçando uma sandália Havaianas.

De acordo com informação de moradores dolocal, o fato aconteceu por volta das 20h30 do último sábado e apenas os tiros que mataram o casal foram ouvidos. Testemunhas contaram para a polícia que viram três homens fugindo após os disparos em um veículo de cor escura.

Os moradores da região foram ao local do crime e não reconheceram as vítimas. A polícia acredita que o casal possa ser de outra região. Ainda não existe uma linha de investigação.



Fonte:DiariodaBorborema/Antônio Ribeiro
http://www.diariodaborborema.com.br/2011/03/28/cotidiano1_0.php

domingo, 27 de março de 2011

Pesquisa revela que ser vereador é o melhor emprego do mundo; parlamentares têm hora trabalhada 110 vezes mais cara que a dos assalariados.

Foto:Reprodução

Muito provavelmente você já se perguntou ou conhece alguém que já se questionou sobre o que leva uma pessoa a desejar ser político. Trabalhar pelo bem coletivo seria a resposta ideal e até é o que os políticos dizem quando são abordados sobre o assunto. Muitos deles realmente têm o compromisso de atuar em prol da sociedade, mas entre a população em geral, de acordo com análise da Ong Transparência Brasil, o entendimento da maioria é de que poder e dinheiro são os fatores determinantes para a intenção de galgar espaço na vida pública.

E entre os cargos públicos mais concorridos do país, destaca-se o de vereador. Pesquisa da revista americana The Economist revela que, apesar deste ser o menor cargo na hierarquia política, é um dos mais vantajosos para se ter um mandato. Não é difícil saber por quê. Na realidade paraibana, facilmente se encontram as respostas. No tocante aos salários, por exemplo, o menor valor recebido por um vereador paraibano é de R$ 1.200, que épago aos parlamentares da cidade de Carrapateira.

Levando em consideração que grande parte da classe trabalhadora recebe um salário mínimo por mês (R$ 545), a menor renda de um vereador na Paraíba é mais que o dobro do que percebe um trabalhador comum. Não bastasse isso, proporcionalmente às horas trabalhadas, as vantagens chegam a ser exorbitantes. Na ponta do lápis: para o trabalhador assalariado chegar ao final do mês e receber seus R$ 545 brutos, ele precisa trabalhar 44 horas semanais ou 176 horas mensais. Isso significa dizer que cada hora trabalhada vale R$ 3,09. Já a hora de trabalho de um vereador é muito mais valorizada.

Por semana, um parlamentar participa, normalmente, de três sessões ordinárias que duram, cada uma, três horas, o que resulta em nove horas semanais de trabalho ou 36 horas por mês. Ainda utilizando como parâmetro o menor salário de vereador na Paraíba (R$ 1.200), isso resulta em uma quantia de R$ 33,33 por hora de serviço prestado na Câmara. Isso, lógico, levando em conta o cálculoproposto. Há cidades onde ocorrem apenas uma sessão por mês. Para perceber a estratosférica diferença entre um trabalhador comum e um parlamentar municipal, se a comparação for feita com o maior salário de vereador do estado (R$ 12 mil), que é pago em João Pessoa, o valor por hora de trabalho é 110 vezes maior (R$ 333,33) do que a hora trabalhada por um assalariado.

No caso dos vereadores de João Pessoa, a vantagem é maior, porque eles contam, ainda, além do salário, com verba de gabinete para despesas com carro, motorista, combustível, telefone e correspondências postais. Em Campina Grande, segunda maior cidade paraibana, não existe a verba de gabinete, mas cada vereador recebe R$ 7 mil por suas 36 horas mensais de atividades desenvolvidas no plenário da Casa de Félix Araújo. Na mesma linha de comparação feita anteriormente, a "hora/plenário" dos parlamentares campinenses custa R$ 194,44.


Fonte:Jornal o Norte
http://www.jornalonorte.com.br/2011/03/27/politica1_0.php

Restos de motocicleta são encontrados em Esperança

(Foto: José Roberto)

A Polícia Civil de Esperança na pessoa do investigador Ronaldo, realizou na tarde da última quarta-feira, dia 24, nas proximidades do bairro Portal, uma diligência em um terreno baldio, onde foi encontrado no local um quadro de uma motocicleta supostamente roubada. Nessa peça havia a numeração do chassi e a cor da moto, que trata-se de uma honda fan, de cor vermelha, ano 2009.
Segundo o investigador, as polícias civil e militar estão investigando a região à procura dos responsáveis pelos furtos e desmanches de motocicletas, que agem em Esperança e nas cidades circunvizinhas.
Ronaldo também informou que a ação policial só foi possível graças a denúncia de populares que perceberam peças de moto no local, o que reforça a importância da população ajudar a polícia a desempenhar seu trabalho.

Fonte:guiag2.com.br

sábado, 26 de março de 2011

Veja alguns cuidados que você deve ter com o garrafão da água mineral.


  1. Ao receber o garrafão, verifique:
    1. Se o mesmo contém selo fiscal.
    2. A data de engarrafamento e o prazo de validade.
    3. Se o lacre não está violado.
    4. Se o garrafão está em boas condições de higiene.
  2. Cuidados essenciais para manter a qualidade do produto.
    1. Não deixe o garrafão exposto ao sol, à claridade excessiva e ao calor.
    2. Não armazene o garrafão próximo a produtos químicos e em locais úmidos ou com poeira.
    3. Higienize o garrafão e o bebedouro (instruções abaixo).
    4. Retire completamente o lacre, a tampa e o plástico envolvente (se houver).
  3. Ao manusear o garrafão.
    1. Lave muito bem as mãos antes de iniciar o manuseio.
    2. Antes de retirar a tampa, limpe a superfície externa do garrafão com álcool (sem perfumes) e espere secar completamente para evitar sabores e odores estranhos na água.
  4. Higienização do bebedouro.
    1. Lave o bebedouro com detergente neutro ou solução de bicarbonato de sódio (1 colher de bicarbonato de sódio para um litro de água).
    2. Enxágüe bem, principalmente a torneira e a serpentina com água corrente.
    3. Uma vez ao mês, desinfete com cloro: coloque 3 colheres de água sanitária no bebedouro.
    4. Encha com água limpa e mexa bem, retirando um copo dessa solução pela torneira.
    5. Aguarde 30 minutos, escoe a solução pela torneira, enxaguando muito bem.
  5. Cuidados com o garrafão vazio
    1. Nunca utilize para outros fins, por ser uma embalagem retornável.
    2. Impeça que objetos e produtos estranhos (papéis, canudos, chicletes, óleos, gasolina, desinfetantes, etc.) sejam colocados dentro do garrafão.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ricardo Coutinho libera três carros pipa para minimizar falta d´agua na cidade de Esperança.



O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebeu na tarde desta quinta-feira (24), no Espaço Cultural, o prefeito de Esperança, Nobson Pedro de Almeida, o Nobinho, e determinou a liberação imediata de três carros pipas para abastecimento do município, como medida emergencial ocasionada pela falta de água do açude de Vaca Brava. Mais de 31 mil habitantes no município sofrem com a falta d´água.
Ricardo Coutinho ressaltou que o Estado vai buscar compartilhar soluções com a prefeitura de Esperança, até que o açude volte a receber água das chuvas e o sistema da Cagepa comece a funcionar. Ele destacou que até isso ocorrer o governo vai liberar R$ 36 mil por mês para levar água principalmente para a população de baixa renda.
O prefeito Nobinho disse que foi muito bem recebido pelo governador Ricardo que se mostrou preocupado com a situação da falta d´água no município e determinou prontamente ao secretario de Planejamento do Estado, Gustavo Nogueira, a disponibilização imediata dos carros pipas. “Não será uma solução definitiva, mas que irá minimizar o sofrimento da população até que chova e a Cagepa retome sua atividade, levando a água para o sistema de abastecimento”, completou Nobinho.

Fonte:SECOM PB

quinta-feira, 24 de março de 2011

A solução mais real!



Prefeito Nobinho Almeida acompanhado do secretário de comunicação Nahim Galileu e do ex- secretário Humberto Ferreira, estiveram visitando a barragem de Camará.

“A solução está aqui! mesmo com a destruição de parte da barragem e vendo a burocracia que existe na justiça, não vou medir esforços para conseguir a reconstrução desta barragem que garantirá o desenvolvimento e o futuro de Esperança e região”
Prefeito Nobinho Almeida.


Fonte:http://prefeituradeesperanca.blogspot.com/

Inauguração de “Locadora de Mulher” em Cajazeiras gera confusão e polêmica.



Um novo empreendimento que será inaugurado nessa sexta-feira (25), em Cajazeiras vem causando muita polêmica no município. Trata-se de uma “Locadora de Mulher”, que funcionará no centro da cidade.
A empresária Carla Simone Braga disse nesta quarta-feira (23) que está trazendo para a “Terra do Padre Rolim” uma novidade que já existe em várias capitais do Nordeste.
Ela informou que além da locadora vai abrir um bar, intitulado de “Brega e Chick”. De acordo com explicação da proprietária, o cliente vai até o estabelecimento e lá será disponibilizado um catálogo de mulheres, para que ele escolha a jovem que deseja passar algumas horas ou até uma noite.
“O preço será discutido comigo, de acordo com a escolha do cliente e ele vai levá-la para um motel, pois não dispomos de quartos”, esclareceu a empreendedora
Carla informou que suas funcionárias são todas maiores de idade, entre 18 e 25 anos.
“São mulheres de alto nível. Todas profissionais do sexo”.
Segundo a empresária, o seu negócio não tem restrição para estado civil. “Se o homem procurar não vou perguntar se ele é casados, isso não é pré-requisito”, enfatizou.
Polêmica
O assunto foi discutido na sessão da Câmara Municipal nessa terça-feira (22) e alguns vereadores se posicionaram contra o novo negócio na cidade. Um deles chamou atenção para o problema da prostituição e do tráfico de drogas, pois, segundo o parlamentar esse tipo de negócio pode facilitar essas práticas ilícitas.

Fonte:DIÁRIO DO SERTÃO
http://www.diariodosertao.com.br/artigo.php?id_artigo=20110323144522

quarta-feira, 23 de março de 2011

EJA COM MATRICULAS ABERTAS.



A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação de Esperança, está com matriculas abertas para os novos alunos. Os interessados devem procurar a Coordenada Edileuza Salviano, na Secretaria, nos turnos manha e tarde para maiores informações.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Em Esperança, 10 Escolas Municipais vão abertas para esta modalidade.
Já as aulas vão ter inicio no dia 4 de abril e os educadores do EJA estão aptos ao ensino, uma vez que já passaram pela formação inicial. Para Edileuza Salviano, que coordena o setor, a expectativa é de que as pessoas procurem garantir logo sua vaga, uma vez que as turmas são formadas por apenas 25 pessoas.

Gestão “Esperança de Todos”, prefeito Nobinho Almeida

Aliado de Efraim na ALPB descarta adesão a Ricardo Coutinho.



Aliado de Efraim Morais na ALPB descarta adesão a bancada governista e dispara: “Não existe a menor possibilidade de eu me aliar a Ricardo”
Mesmo se mantendo fiel ao ex-senador Efraim Morais (DEM), o deputado Arnaldo Monteiro (PSC), descartou, na manhã desta quarta-feira (23), qualquer tipo de aproximação política com o governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB). Em entrevista a reportagem do PB Agora, Monteiro foi enfático ao ratificar que se mantém na oposição.

“Fui eleito pela oposição e continuarei na oposição. Não existe a menor possibilidade de eu me aliar politicamente a Ricardo Coutinho”, destacou.

Apesar de negar a possibilidade de aliança, Monteiro preferiu não tecer criticas ao governo e explicou que ainda é muito cedo para fazer avaliações ou analises sobre a gestão.

“O Governo está começando agora, até pra fazer análise fica difícil”, desconversou.

Indagado se iria fazer uma postura de oposição a tudo, Monteiro ameniza. “Farei uma oposição responsável e com interesse em conquistar o melhor para a Paraíba e o que for bom para o nosso Estado estarei pronto para apoiar”, falou.

Sobre convites para possíveis conversas com o governador, o deputado explica se o assunto for adesão, o tema está fora de cogitação.

“A pessoa do governador eu vou respeitar porque é o governador de todos os paraibanos, agora em termos de adesão isso esta completamente fora de cogitação”, finalizou.

Entenda

Monteiro era filiado ao DEM, partido comandado na Paraíba pelo ex-senador e hoje Secretário de Infra Estrutura, Efraim Morais, quando decidiu deixar a sigla e se filiar ao PSC. Detentor de uma amizade com o democrata, o partido não contestou a desfiliação do colega na justiça e Monteiro não incorreu na lei de infidelidade partidária. Há quem diga que a decisão de não reivindicar o mandato foi um acordo de cavalheiros e hoje Monteiro, apesar de deter um ótimo relacionamento com o ex-senador, não foi convencido a mudar de lado.

“Votei em Zé e continuo com ele”, bradou o deputado.


Fonte:PB Agora / Henrique Lima/Márcia Dias
 http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20110323112826&cat=politica&keys=aliado-efraim-alpb-descarta-adesao-rc

População de Remigio interdita a BR na entrada da cidade em protesto pela falta d’água.



A população de Remigio colocou varios carros interrompendo a passagem na entrada da cidade muita gente no local e todos em um só grito QUEREMOS AGUA quem tentava passar pelo blogueio era interompido pelos os moradores que querem uma solução urgente das autoridades.

Projeto Rio Mamanguape em ação.


O projeto rio mamanguape, realização da COOPACNE (cooperativa de projetos, assistência técnica e capacitação do nordeste Ltda.) patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Ambiental iniciou suas atividades nos sete municípios de sua área de atuação. Realizando as audiências publicas para formação dos comitês locais, ainda este mês as ações começarão a ser implantadas nas áreas de agricultura, educação ambiental, recursos hídricos e políticas publicas. Segundo a coordenadora geral Maria Jose dos Santos os municípios estão bastante receptivos e as expectativas são as melhores possíveis.

Prefeito Nobinho visita a barragem de Vaca Brava.


Ontem pela manhã o prefeito Nobinho Almeida acompanhado pelos secretários de Agricultura Gilvan Salviano e Nahim Galileu de Comunicação e outros assessores estiveram visitando a barragem de Vaca Brava que abastece o município de Esperança e poderão constatar que a mesma está seca.

O prefeito Nobinho relata:

“É importante salientar que mesmo a barragem estando cheia a ponto de sangrar não seria o bastante para que Esperança possa ter água sem o problema de racionamento, no entanto para que Esperança se desenvolva da maneira que vem se destacando no cenário estadual, a barragem não tem capacidade, pois foi construída para atender uma população até os anos 70, hoje a realidade é outra e a solução mais real para garantir um futuro do desenvolvimento de nossa cidade é a reconstrução da barragem de Camará, mas já estive em contato com o governador Ricardo Coutinho e o mesmo me assegurou que está enviando ajuda para o abastecimento através de caminhões pipas, que é a solução imediata para minimizar a situação e está resolvendo a parte burocrática para a reconstrução da barragem de Camará”

terça-feira, 22 de março de 2011

Fotos da situação que se encontra a barragem de Vaca Brava.











                                      FOTOS TIRADAS NO DIA 22/03/2011.

Fotos tiradas gentilmente para o andrade noticias por Junior da secretaria de agricutura e Francinaldo do programa Agricultor em ação.

LIVRO JOÃO BENEDITO.


O escritor Rau Ferreira se prepara para lançar seu segundo trabalho e desta vez a personalidade escolhida foi o Cantador João Benedito.
Nascido em Esperança em 1860 e falecido em 1943, João Viana dos Santos recebeu a alcunha de “João Benedito”. O velho repentista fez de sua arte profissão e se apresentou em feiras e em diversas cidades da Paraíba, sempre acompanhado de sua viola. Era muito habilidoso e irreverente e mesmo em idade avançada capaz de glosar versos que tinham um pano de fundo filosófico.
Em 1934, aos 80 anos de idade, compôs esta sextilha:

Eis o resto da figura
Do velho João Benedito
Fui gordo igualmente uma bola
Estou magro como um palito
Hoje é quem canta mais feio
Foi quem cantou mais bonito!”

Câmara Cascudo cita-o em seu livro e reproduz uma peleja que o mesmo travou com Antonio Correia Bastos, já o repentista Antonio Ferreira da Cruz colocava João Benedito em pé de igualdade com Joaquim Sem Fim, considerando-o como um dos mais temíveis cantadores de sua época.
O livro foi produzido em parceria com a Copiadora União e terá o formato brochura para baratear os custos e tornar mais acessível à população.
Com cerca de 100 páginas, o pesquisador trabalha nesta obra temas como a arte do repente, a construção do verso, cordel e xilogravura, a poesia erudita e popular, história do município de Esperança, seus violeiros e cantadores, e por fim, a biografia de João Benedito, sua poesia, casos e acasos além de uma resenha crítica e dois cordéis que mencionam o velho repentista.
A previsão é que o lançamento aconteça ainda neste mês de março, tão logo o projeto gráfico seja finalizado.

Da redação do blog História Esperancense

segunda-feira, 21 de março de 2011

DESPERDICIO DE ÁGUA – Carro de associação é lavado com mangueira em Massabiele.


Apesar da falta de agua no distrido de Massabiele e em todo cidade de Esperança, carro da ADESCOM (associação para desenvolvimento sócio comunitário de Massabiele) é lavado com uma mangueira disperdiçando muita agua, uma associação que era para da bom exemplo a população faz um despedicio em um distrito aonde varias familias não tem água nem para beber.

55% do páis pode ficar sem água em 2015.


De todos os municípios brasileiros, mais da metade (55%) poderá ter problemas no abastecimento de água até 2015. É o que mostra um estudo feito pela ANA (Agência Nacional de Águas), que avaliou a oferta e o crescimento de demanda de água em todas as 5.565 cidades do país. Esses municípios representam mais de 70% do consumo de água.

O Atlas Brasil, que será divulgado oficialmente na terça-feira (22), conclui que o Brasil precisará investir pelo menos R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água de boa qualidade aos municípios até 2025, quando a população deverá alcançar cerca de 196 milhões de habitantes.

Desse total, quase 70% (R$ 47,8 milhões) teriam de ser investidos na coleta e tratamento de esgotos, apenas para evitar ou resolver a poluição nas fontes de abastecimento de água, já que o dinheiro não seria suficiente para universalizar o acesso ao esgoto, o maior problema da área de saneamento.

"Os problemas associados à poluição hídrica são mais evidentes nos grandes aglomerados de municípios, em função da pressão das ocupações urbanas sobre os mananciais de abastecimento público: o lançamento de esgotos sem tratamento dos municípios localizados à montante influenciam diretamente a qualidade das águas", afirma o documento.

A montante é o lado da nascente, em relação a um curso de água. A região do Rio Paraná exige o maior volume de investimentos.


Fonte:R7

Massabielle a Sucupira da Paraíba.



Sucupira na Paraíba? A ficção de Dias Gomes que ganhou vida no seriado o Bem-Amado, em 1973, virou realidade em Massabielle, distrito de Esperança, no Brejo da Paraíba. O cemitério Padre Ibiapina foi construído, mas nunca inaugurado. Até hoje, nenhum enterro. Diferentemente de Sucupira, o cemitério de Massabielle é cercado de mistérios. Começou a ser construído na década de 1980, na terceira gestão de Luís Martins de Oliveira. As paredes foram levantadas, a capela, erguida, a cruz, fincada no chão e os locais da covas, demarcados. Mas ninguém inaugurou a obra.

O prefeito construiu o cemitério após pedido do agricultor José Vieira da Silva, chefe político do distrito. Segundo o pesquisador e memorialista Carlos Almeida, as queixas de seu ´Zé Vieira` eram constantes. Ele enviou vários documentos ao prefeito lembrando que Massabielle não era distrito perdido no tempo, já que tinha posto de saúde, telefone, transportes, energia elétrica, um sistema de abastecimento de água municipal, praças. Só faltava um lugar para os mortos descansarem em paz.
A carência sumiu com a construção. Só que nenhum morto foi sepultado.

Fonte:diariodepernanbuco
http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/01/23/brasil5_0.asp

Empresa paulista promove curso para servidores públicos na Capital.



A Porfólio Cursos e Eventos, empresa com sede em São Paulo, promove nos dias 23, 24 e 25 deste mês, em João Pessoa, um curso de atualização para administradores e servidores públicos. O curso será ministrado por técnicos do Tribunal de Contas da União e pretende habilitar os inscritos em Gestão e Desenvolvimento de Convênios e Sincov.
O curso, que durará 3 dias, acontece nas dependências do Hotel Imperial, no bairro de Tambaú, na capital paraibana. As inscrições estão abertas, tem vagas limitadas e podem ser feitas no próprio site da empresa WWW.portifolioeventos.com.br. De acordo com os monitores, o curso proporcionará aos participantes conhecimentos técnicos e práticos sobre todas as fases em que se desenvolvem os convênios celebrados entre a União e os Estados e contribuirá para que os recursos repassados tenham boa e regular aplicação nos moldes estabelecidos pela legislação e pela jurisprudência do Tribunal de Contas da União.
Podem se inscrever gerentes, diretores, técnicos, coordenadores, especialistas e profissionais responsáveis pela gestão de convênios nas esferas estaduais, federais e municipais. Também podem participar do curso membros de organizações não governamentais e entidades filantrópicas das áreas de saúde, educação e assistência social.
A administração pública tem se tornado cada mais exigente com seus funcionários e servidores. Sendo assim o conhecimento, a prática e atualização se tornam necessárias para o pleno desempenho das instituições públicas. Para os consultores da Portifólio, o atual estágio da administração “requer do profissional da área conhecimentos e prática específicos na gestão e desenvolvimento dos convênios, conduta impecável, transparência de seus atos, tudo objetivando garantir a boa, regular e efetiva aplicação dos recursos repassados em benefício da sociedade”.
As freqüentes alterações legislativas e as demandas sociais exigem um estado cada vez mais descentralizado, profissionais sempre atualizados e antenados com as mudanças que estão acontecendo.
Fonte:RobertoCardoso

domingo, 20 de março de 2011

Funcionário da Energisa da Cidade de Esperança Morre em acidente.


O experiente Funcionário da energisa Raimundo Zeferino da Silva Filho, de 47 anos Faleceu no ultimo dia 19-03-2011 em um acidente de automóvel, quando vinha da sua Cidade Natal Puxinanã.
Quando o pivô da roda traseira do seu Crosfox se rompeu
Perto da Cidade de Montadas, pois o mesmo foi jogado fora do. Automóvel, pois não estava usando o sinto de segurança.

Fonte:Jailson de Andrade