segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vacina da gripe H1N1 pode dar falso resultado positivo para aids.


A vacina da gripe H1N1 pode causar resultado falso-positivo para testes de HIV. O alerta foi dado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas, calma. A vacina não contém o vírus da aids. O fato pode ocorrer porque a vacina aumenta a produção de um anticorpo que engana o teste Elisa, o mais usado no País para detectar a infecção ou não pelo HIV.

No entanto, os médicos avisam que nenhum resultado positivo nos testes anti-aids será entregue antes de uma contraprova. O resultado falso-positivo pode aparecer em até 112 dias após a vacina contra a gripe, de acordo com especialistas.

Um comentário:

  1. Emerson,

    A vacina já foi utilizada em mais de 300 milhões de pessoas no Hemisfério Norte, sem efeitos colaterais graves. Não há motivo para alarme neste comunicado. O problema seria se o exame indicasse falso-negativo, o que não é o caso. A possibilidade de ocorrência do falso-positivo para HIV, após a vacinação contra H1N1, está ligada a alterações nos níveis de anticorpos IgM, que interferem no resultado do exame. O falso-positivo não ocorre em todos os exames de HIV pós-vacinação contra H1N1, mas apenas em uma pequena parcela. Nos casos em que houver resultado positivo, a orientação do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de DST/AIDS, é que ainvestigação seja feita com uso de outro teste, denominado Western Blot, e também que o paciente seja reconvocado para colher nova amostra de sangue após 30 dias. A investigação do diagnóstico nestes casos deve permanecer até a obtenção de um resultado definitivo.



    Att,
    Ministério da Saúde
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir