terça-feira, 25 de maio de 2010

O projeto “Ficha Limpa” tem gerado polêmicas desde o seu nascedouro.


FICHA "LIMPA".
O projeto “Ficha Limpa” tem gerado polêmicas desde o seu nascedouro. A medida objeta a criação de lei que proiba os condenados pela justiça, em decisão colegiada e processos ainda não concluídos, de serem candidatos a cargos eletivos.

De início o obice foi da própria classe política, mas o consenso entre líderes prevaleceu e fez com que a proposta fosse aprovada na Câmara e no Senado Federal.

Representantes da CNBB e do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), acompanharam de perto as votações que culminaram com a sua aprovação no Congresso Nacional.

O texto final porém sofreu uma alteração de ordem semântica. Trocou-se a expressão “os que forem” pela paráfrase “os que tenham sido”. Para alguns, trata-se de mera técnica legislativa, enquanto outros pedem cautela no seu futuro julgamento. E uma terceira corrente procura a harmonia do texto recém aprovado com a Lei de Inelegibilidade (LC 64/90).

Mas o certo é que ao ser sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estaremos dando um grande passo na escalada da democracia.

Parabéns a todos os que fizeram esta corrente em prol de eleições mais limpas.

Rau Ferreira

Um comentário:

  1. Caríssimo repórter Jean;

    Obrigado pela oportunidade, apoio e incentivo.
    Estes questionamentos devem ser feitos e que o eleitor "decida o melhor".

    Rau Ferreira
    Blog: "História Esperancense"
    http://historiaesperancense.blogspot.com

    ResponderExcluir