quarta-feira, 14 de julho de 2010

Paraiba reduz pobreza extrema de 37% para 23,2% em 13 anos.


O percentual de famílias que vivem com até meio salário mínimo por pessoa caiu de 66% para 51,9% entre 1995 e 2008, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre pobreza e miséria, divulgado ontem. O índice indica a taxa de pobreza absoluta, segundo cálculos do Ipea. Considerando apenas as famílias que ganham até 1/4 do salário mínimo (pobreza extrema), a taxa passou de 37% para 23,2%. O levantamento revela ainda que a desigualdade social também caiu. No mesmo período, o índice de Gini (que mede a desigualdade) passou de 0,61% para 0,58%.


Os números demonstram que a Paraíba está seguindo o ritmo do restante do País no combate à miséria e à desigualdade. Mesmo assim, o Estado continua ocupando as piores posições no ranking de pobreza, assim como os demais vizinhos da região Nordeste. A taxa de pobreza absoluta (51,9%) é a quarta pior do País – todos os sete piores índices são Estados nordestinos. Já a taxa de pobreza extrema (23,2%) é a sétima mais baixa e os nove estados da região lideram o ranking dos piores no índice.


De acordo com o Ipea, até 2016, o Brasil pode superar a miséria e diminuir a taxa nacional de pobreza absoluta (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo por mês). O levantamento apresentado ontem no Rio alerta que, para atingir esse ideal, o país precisa equilibrar a desigualdade que existe entre os estados em relação às taxas de redução da pobreza.

fonte:PORTALCORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário