quinta-feira, 15 de julho de 2010

Estado homologa decretos de situação de emergência por causa de estiagens em 25 municípios.


Vinte e cinco municípios paraibanos decretaram Situação de Emergência nas áreas atingidas por estiagens e o Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (14) a homologação dos decretos.

Os municípios em situação de emergência por falta ou escassez de chuvas são: Imaculada, Igaracy, São Francisco, São João do Rio do Peixe, Barra de Santana, Santarém, Uiraúna, Bernardino Batista, Barra de São Miguel, Carrapateira, Conceição, Nova Olinda, Nazarezinho, Taperoá, Poço Dantas, São José do Sabugi, Água Branca, Poço de José de Moura, Sumé, Marizópolis, Passagem, Bom Jesus, Cajazeiras, Mulungu e Rio Tinto.

De acordo com os decretos homologados pelo Governo do Estado, vinte e quatro municípios estão encravados no semi-árido e foram atingidos por redução das precipitações hídricas e sua má distribuição espacial.

A homologação leva em conta, ainda, que as chuvas do ano não foram suficientes para atender as necessidades da população, acarretando logo após um período de estiagem, causando perdas substanciais nas culturas agrícolas de subsistências, principalmente milho e feijão.

A situação de estiagem é um evento natural, de evolução gradual, e que as medidas emergenciais de amparo à população atingida são de competência dos órgãos governamentais.

Os decretos das referidas prefeituras estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil, por esta razão foram homologados pelo Governo Estadual.

Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), a partir de agora, ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados, mediante prévia articulação com a Coordenadoria da Defesa Civil do Estado, e de acordo com o Plano de Trabalho previamente estabelecido. Com exceção de Rio Tinto, todos os municípios estão na área do semi-árido.

FONTE:PORTALCORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário