quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Horário brasileiro de verão termina neste sábado.



Termina à meia-noite deste sábado o horário brasileiro de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora.

O período de quatro meses em que o horário de verão é aplicado tem o objetivo de desacelerar o ritmo da demanda de energia no horário de pico. Trata-se da faixa das 18h às 21h, momento em que o consumo de energia é mais intenso nas residências.

Segundo o Decreto de nº 6.558, a partir de 2008, o plano dedicado ao horário de verão deve seguir todos os anos nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Na prática, além da redução da carga consumida, a ação também colabora para que a luz natural seja aproveitada de forma mais intensa.

Segundo especialistas, exatamente nesta temporada, os dias são mais longos devido à posição da Terra em relação ao Sol. Este fator faz com que a luminosidade se estenda por mais tempo. Outro fator fica por conta da produção industrial que aquece no período natalino, além do aumento do calor no verão.

Nos últimos dez anos, o horário de verão possibilitou a redução média de aproximadamente 5% na demanda por energia durante o horário de ponta. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, aproximadamente dois mil megawatts a cada ano


Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário