terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Frei Anastácio assume terceiro mandato e garante que base continua sendo o campo.


Frei Anastácio assume terceiro
mandato prometendo ampliar bandeiras de lutas


O deputado estadual, Frei Anastácio (PT), assume o terceiro mandato, na Assembléia Legislativa da Paraíba, prometendo atuar na defesa dos professores do estado, movimentos de mulheres e idosos, crianças e adolescentes, comerciários, polícias, atingidos por barragens, famílias sem teto, além da defesa do meio ambiente e dos animais.
O parlamentar afirmou, no entanto, que sua principal base de atuação continua sendo os movimentos sociais ligados ao campo, com a luta na terra e pela terra, na defesa do fortalecimento da agricultura familiar e por uma reforma agrária justa. “Estive e sempre estarei ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. Ainda há muito pelo que lutar em relação às políticas agrárias e agrícolas”, destacou o parlamentar.
Segundo Frei Anastácio, todas essas bandeiras de lutas foram discutidas e debatidas com os movimentos sociais, entidades sindicais, associações e ONGs durante a campanha eleitoral. Dessa forma, o deputado afirma que irá pautar o mandato com esses temas, sem perder de vista os problemas que surgirem envolvendo outros setores. “Assim como nos dois primeiros mandatos, iremos estar atentos na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e na elaboração de projetos de lei de interesse do povo da Paraíba”, garantiu o deputado.


Quem é Frei Anastácio

Frei Anastácio é um frade franciscano, natural de Esperança, interior da Paraíba, que escolheu dedicar o que há de mais precioso no mundo à luta em defesa dos mais humildes e excluídos: a sua própria vida. Ele começou nessa luta de resistência e coragem, há 36 anos, e nunca parou. Dedicou mais da metade da vida a esse ideal, em defesa do trabalhador do campo e da cidade.
Frei Anastácio começou sua luta ao lado dos humildes, em 1973, no litoral sul da Paraíba, na organização do movimento dos trabalhadores rurais, em Mucatu, município de Alhandra.Depois ajudou a fundar a CPT – Comissão Pastoral da Terra, da qual foi coordenador.

Frei Anastácio é um exemplo de resistência e coragem

Combateu o abuso do poder político, militar e dos grandes proprietários de terra. Recebeu ameaças de morte. Foi preso injustamente, simplesmente, por está ao lado dos humildes. Nos conflitos, chegou a ser seqüestrado por capangas, socorreu feridos e viu muitos trabalhadores serem assassinados na luta por melhores condições de vida e por uma reforma agrária de resultados.
Em 1998, Frei Anastácio foi eleito deputado estadual Pelo PT e passou dois mandatos na Assembléia Legislativa da Paraíba. Foi escolhido várias vezes, pela mídia, como parlamentar mais atuante do Estado. Nesses oito anos, a luta dele incorporou novos horizontes.
Frei Anastácio foi um fiscal da aplicação dos recursos públicos; combateu o cartel dos combustíveis, a partir de uma CPI na Assembléia; elaborou leis que beneficiaram a segurança pública; lutou por atendimento digno às mulheres, principalmente, as que vinham do interior ter filhos na cidade evitando a morte materna; gratuidade nos transportes intermunicipais para transplantados e pacientes renais; lutou junto ao povo indígena pela demarcação de suas terras e respeito às tradições; defendeu a isenção do IPVA para motocicletas, usadas como instrumento de trabalho, até 50 cilindradas; cumprimento da meia passagem para idosos nos transportes intermunicipais; esteve ao lado do movimento por moradia e atingidos por barragens; regulamentação dos transportes alternativos; escoamento e comercialização das culturas produzidas nos assentamentos da Reforma Agrária; defesa do meio ambiente; combate ao crime organizado e a violência no campo e na cidade.
Por todos esses exemplos, Frei Anastácio está na luta outra vez e retorna à Assembléia Legislativa para defender e dar vez e voz ao cidadão do campo e da cidade. Para defender os excluídos, cansados e oprimidos que vivem à margem da sociedade.


Trabalhadores comemoram posse do Frei com coco de roda e ciranda.

Depois da posse na Assembléia,Frei Anastácio oferece a "feijoada da vitória",no clube dos Veteranos


O deputado estadual Frei Anastácio (PT) comemorou a posse na Assembléia Legislativa, nesta terça-feira (01/2), com a “feijoada da vitória”, no Clube dos Veteranos, na Praça 11, bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, a partir das 11h, com forró pé de serra, coco de roda e muita ciranda.
A “feijoada da vitória” terá a participação de pessoas do campo e da cidade, além de representantes dos movimentos sociais, entidades sindicais dirigentes do PT estadual e de vários municípios que ajudaram Frei Anastácio a retornar à Assembléia Legislativa, em seu terceiro mandato. As apresentações culturais serão feitas por grupos de trabalhadores assentados da reforma agrária, e o forró será comandado pelo grupo pessoense Três do Norte.
Segundo o petista, o retorno ao poder legislativo significa reabrir os espaços da Assembléia para os movimentos sociais e para trabalhadores do campo e da cidade reivindicar seus direitos. “Assim como foi nos outros dois mandatos,será nesse que começa agora. Nossa presença na Assembléia Legislativa é para defender os interesses do povo paraibano e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, dar vez e voz aos desvalidos,cansados e oprimidos que vivem às margens da sociedade”,disse Frei Anastácio.
Bandeiras de luta
Frei Anastácio disse ainda que o mandato atuará na defesa dos professores do estado,movimentos de mulheres e idosos,crianças e adolescentes,comerciários,polícias,atingidos por barragens,famílias sem teto, além da defesa do meio ambiente e dos animais. O parlamentar também destacou que sua base de atuação continua sendo os movimentos sociais ligados ao campo, com a luta na terra e pela terra, na defesa do fortalecimento da agricultura familiar e por uma reforma agrária justa.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário