domingo, 31 de março de 2013

Eleitor faltoso a três pleitos tem até 25 de abril para regularizar título

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às três últimas eleições tem até 25 de abril do próximo ano para regularizar a sua situação junto a um cartório eleitoral. A partir desta data, quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

Na sessão desta terça-feira (18), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução que estabelece prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento de inscrições e regularização da situação dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições.

Em 20 de fevereiro de 2013, os juízes eleitorais deverão afixar edital com a relação dos nomes dos faltosos. No entanto, o eleitor pode consultar a sua situação eleitoral atual no site do TSE . A relação dos eleitores que tiverem o título cancelado será divulgada a partir de 14 de maio.

Para regularizar a sua situação, o eleitor faltoso deve procurar qualquer cartório eleitoral, apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor e pagar multa de R$ 3,50 por cada eleição a que faltou.

Faltosos

São considerados faltosos os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência aos pleitos com data fixada pela Constituição, ou seja, municipal e presidencial, e também os faltantes às novas eleições determinadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais, chamadas de eleições suplementares. Para efeito de cancelamento, cada turno é contado como uma eleição.

Não estão sujeitos ao cancelamento do título os eleitores cujo voto é facultativo. Nessa lista estão os maiores de 16 e menores de 18 anos, os que têm mais de 70 e os analfabetos. As pessoas com deficiência que torne impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais também não terão o título cancelado.

Consequências

Quem está em débito com a Justiça Eleitoral fica impedido, por exemplo, de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa, contrair empréstimo em instituição financeira pública e ser nomeado, caso passe em concurso público.

Eleições 2012

No primeiro turno das eleições municipais deste ano, 22.736.804 (16,41%) dos 138.544.318 eleitores aptos a votar não compareceram ao local de votação. Já a abstenção no segundo turno foi de 19.11%, o que soma 6.064.580 dos 31.725.958 eleitores aptos.

Fonte: PBVale

sábado, 30 de março de 2013

Na cidade de Lagoa de Roça - Presidiário é assassinado com mais de 20 tiros de pistola; criança também é atingida

Foto: Reprodução ( Portal Correio )


Segundo a PM, o homem cumpria pena privativa de liberdade na penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do 'Róger', em João Pessoa

No mesmo dia em que saiu da prisão, um homem de 24 anos foi assassinado na noite desta sexta-feira (29) em São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste da Paraíba. No tiroteio que aconteceu próximo a uma lanhouse, suspeitos perseguiram a vítima e atiraram várias vezes, atingindo também uma criança de 11 anos, que foi socorrida para o Hospital de Trauma de Campina Grande, segundo a Polícia Militar.

De acordo com as informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), o 10º Batalhão da PM foi acionado às 18h30 para atender o caso na Rua do Matadouro. Moradores informaram à polícia que o homem estava sendo perseguido, quando chegou perto da lanhouse, foi alcançado pelos criminosos.

A vítima, Paulo Roberto Januário Ferreira, o ‘Negão’, de 24 anos, foi atingida com cerca de 20 tiros de pistola e morreu no local. A criança de 11 anos estava dentro do estabelecimento e também foi atingida pelos disparos, sendo atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. O estado de saúde do menino é regular.

Segundo a PM, o homem cumpria pena privativa de liberdade na penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, o presídio do 'Róger', em João Pessoa. Ele teria conquistado sua liberdade no mesmo dia em que foi assassinado.

Viaturas da Polícia Militar de Campina Grande e Esperança realizaram diligências na região, mas nenhum suspeito do crime foi detido. O corpo da vítima foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande.

Fonte: Portal Correio - Por Márcio Rangel

Até Quando?



A Eleição 2012 aconteceu no dia 7 de outubro já se passaram mais de 170 dias, ou seja, mais de cinco meses, mais a cidade de Esperança ainda respira politica.

Sabemos que foi uma politica diferente fervorosa com varias novidades nunca vistas em nosso município, aonde a justiça teve que entrar em ação para solucionar o qual realmente seria o resultado final das eleições. Isso é que temos que fazer deixar que a justiça e os políticos resolvam.

Pois em nossa querida e maravilhosa cidade amizades e famílias estão sendo destruídas por conta de politica, tive a oportunidade de varias vezes presenças coisas do tipo “Virgem cala a boca que lá vem um Rato ou Amuado ou Gato, ou seja, uma pessoa do outro lado politico” amigos irmão seja lá quem for às pessoas em nossa cidade estão colocando a politica em primeiro lugar em tudo.

Outro exemplo é os locais de divertimento em nossa cidade os quais já são escassos agora são divididos por lados políticos, ou seja, bares lanchonetes restaurantes aqui em nossa cidade tem do lado A e tem do lado B.

Até Morão (Conversas de Amigos em um determinado Local) aqui em nossa cidade é dividido por lados políticos Morão dos Ratos e Morão dos Amuados tem alguns que já são tradicionais a exemplo em frente da loja da Decorama e em frente ao calçadão.

Então amigos e amigas Internautas deixo a pergunta no AR “ATÉ QUANDO” nossa cidade vai viver com esse sentimento de raiva, ódio, rancor entre pessoas.

“ATÉ QUANDO” vamos viver nesse AR de politica a qual está acabando com nossa cidade, pois com essas brigas a nossa cidade só está andando pra trás sem desenvolvimento algum para nosso município o qual é referencia nacional com grandes empresas e personagens que fizeram a historia do Lírio Verde da Borborema.

Até Quando


Policiais Militares do 10º BPM recuperam moto roubada em Remígio/PB e na fuga bandidos roubam outra moto



Na  madrugada dessa sexta feira santa, 29 de março de 2013, o cidadão conhecido como Hanier Clemente Martins teve sua moto (MYH 6868- Mossoro- RN) roubada em um assalto praticado por dois elementos em uma moto 150 Azul, armados de revolver nas imediações da Lagoa Parque centro da cidade de Remígio.

A polícia foi acionada e guarnição composta pelo SD Leandro e SD Elvio conseguiu achar a trilha dos bandidos seguindo com as buscas obrigando os elementos a abandonarem o veiculo próximo a comunidade Lagoa do Mato, contudo  os meliantes durante a fuga ainda conseguiram tomar um outra moto XLR vermelha (MOE 0602) de  um homem identificado como Rafael Tomas do Nascimento que estava chegando em sua residência quando deparou-se com os bandidos em fuga que praticaram este outro assalto.

A policia realizou buscas durante toda madrugada mas devido a dificuldade do acesso da viatura nos caminhos pedregosos  onde seguiram os bandidos não foi possível apanhá-los.

Fonte: Focando a Noticia 

Deputado esperancense diz que rios da Paraíba não podem receber Água do São Francisco.


O deputado estadual Frei Anastácio convocou a Assembleia Legislativa a lutar pela defesa dos rios da Paraíba, principalmente, os que irão receber água da transposição do rio São Francisco.

 “Não adianta ficar falando em água da transposição, se os nossos rios não estão preparados para receber essa água. Na Paraíba, não há investimento nesse aspecto. Os rios são verdadeiros esgotos a céu aberto”, alertou o deputado.

O petista disse que a Assembleia tem a responsabilidade de levar essa luta avante, pensando na preparação dos rios para receber a água. “Se essa preparação não acontecer, a transposição também não será concretizada. Como é que os rios poluídos, assoreados, poluídos por esgotos das cidades irão receber água potável”, indagou o deputado.

Os deputados Gervásio Maia, Toinho do Sopão e Carlos Dunga fizeram aparte apoiando a preocupação de Frei Anastácio com a situação, considerada também por eles, de extrema gravidade. Frei Anastácio denunciou ainda a falta de uma fiscalização rigorosa dos órgãos ambientalistas em relação aos rios. “Vemos rios sendo destruídos pela retirada de areia, de forma ilegal, por empresas que ganham muito dinheiro e quase nada é feito”, disse.

O petista disse ainda que os rios do estado, em muitas cidades, se transformaram em verdadeiros esgotos a céu aberto. “O rio Piranhas, por exemplo, na área que corta a cidade de São Bento, no sertão, se transformou num depósito de lama podre, formada pela poluição. A mesma situação ocorre com o rio Paraíba, o Piancó e os demais, em diversos locais. 

É uma situação dramática. Dessa forma, não adianta ficar falando em chegada da água do São Francisco se não temos estrutura para recebe-la”, alertou.



Audiências públicas discutem regularização fundiária em Lagoa Seca e Remígio



Agricultores, técnicos, representantes de entidades sociais e autoridades ligadas às questões rurais do Estado participam, na próxima semana, de duas audiências públicas que marcam o lançamento dos trabalhos de regularização fundiária em Lagoa Seca e Remígio, no mês de abril. O serviço é realizado através da parceria entre o Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e Governo do Estado (Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba – Interpa) e vai beneficiar cerca de 2.300 agricultores dos dois municípios.

O primeiro evento acontece na terça-feira (2), em Lagoa Seca. “A programação começa às 9h, com a presença de vários representantes do setor agropecuário. Vamos explicar aos agricultores e a todas as autoridades locais a importância desse trabalho, bem como apresentar os detalhes do serviço que vai ser feito nos municípios”, declarou o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães. Segundo ele, depois da apresentação inicial, o debate segue com as entidades representativas. No local, será apresentada também uma amostra do trabalho, na prática, com os profissionais em campo.

A ação, intitulada “Cadastro e Georreferenciamento de Imóveis Rurais dos Municípios de Lagoa Seca e Remígio-PB”, vai contar com um investimento de quase R$1 milhão, sendo R$885 mil de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Secretaria de Reordenamento Agrário; e R$99 mil, como contrapartida do Governo do Estado (Interpa).

Nesta semana, o Interpa realiza um evento de capacitação voltado principalmente ao trabalho que será desenvolvido em Lagoa Seca e Remígio. O momento é destinado ao intercâmbio de experiências entre os técnicos da Paraíba e representantes da Secretaria de Reordenamento Agrário, de Brasília, que participam das atividades, ressaltando o foco no processo de gestão territorial.

 A previsão é de que as medições de terra em Lagoa Seca e Remígio se estendam até o segundo semestre deste ano. Depois de concluído o trabalho, os agricultores que moram nessas duas cidades vão receber os títulos definitivos de posse e domínio sem nenhum custo.


sexta-feira, 29 de março de 2013

Vem Ai – O XVI Torneio de Xadrez cidade de Esperança - Troféu: Dr. Jovany Medeiros



O Clube de Xadrez da cidade de Esperança realizará nos próximos dias 27 e 28 de Abril de 2013, a sua XVI Edição do Torneio de Xadrez da cidade, este ano o homenageado será o Dr. Jovany Medeiros.

Mais informações: Pelo Email: RJFISCHER64@GMAIL.COM ou pelo telefone (83) 9940 - 8678 falar com Joaquim Virgolino Filho.

Confira Premiação:




Procissão do Senhor Morto reúne centenas de fiéis em Esperança



Mantendo a secular tradição cristã, milhares de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana da cidade de Esperança, participaram no final da tarde da sexta-feira Santa da Procissão do Senhor Morto.

O padre Romualdo Vieira acompanhou o cortejo a frente do andor no qual estava a imagem de Jesus Cristo, acompanhada em outro andor pela imagem de Nossa Senhora das Dores, ambas transportadas pelo os irmão do santíssimo.

O percurso da procissão teve início na Igreja Matriz, seguindo por várias ruas da cidade sendo o cortejo acompanhado por centenas de fiéis. Após contornar a Praça da Cultura no centro da cidade, a procissão retornou ao seu ponto de partida sendo o ato litúrgico encerrado em frente à Igreja de nossa senhora do bom conselho.

Sexta-Feira Santa

A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.


Em Esperança – Eletrônica sofre Tentativa de furto




Na madrugada desta sexta-feira 29/03 A Eletrônica Diniz situada na Rua José Ramalho da Costa foi vitima de uma tentativa de furto, o proprietário do local o senhor João Diniz ao chegar ao local para trabalhar se deparou com o teto de gesso quebrado em dois locais (Fotos).

Alguém subiu no telhado retirou as telhas e quebrou o teto na tentativa de furtar algum objeto do local não conseguindo descer para dentro da Eletrônica os elementos deixaram o local sem levar nada.

Segundo o senhor João Diniz falou a redação do Andrade Noticias ele vai prestar queixa na delegacia mesmo não tento sido roubado nada mais serve de alerta para os policiais fazer rondas no loca.l “ serviu de exemplo para  eu reforçar a segurança da eletrônica a qual irei providenciar alarmes e cercas de segurança para colocar no local” falou João


João Pessoa está entre as cidades mais violentas do mundo



Dados são de pesquisa realizada pela ONG mexicana "Seguridad, Justicia y Paz".

João Pessoa está entre as dez cidades mais violentas do mundo. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Organização Não Governamental (ONG) mexicana “Seguridad, Justicia y Paz” e foi divulgada em fevereiro deste ano. O estudo da ONG se refere aos casos de homicídios dolosos nos municípios com mais de 300 mil habitantes e lista as 50 cidades com maiores índices deste tipo de crime no mundo. O governo da Paraíba informou que desconhece a pesquisa.

No ranking de 2012, a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, ocupa a primeira colocação, com uma taxa de 169,3 crimes por 100 mil habitantes. Na listagem aparecem 15 cidades brasileiras, das quais seis são capitais do Nordeste.

Considerando o ranking de 2012 da pesquisa, a capital paraibana registrou 518 homicídios e apresentou uma taxa de 71,59 crimes por 100 mil habitantes. Para o cálculo, foi considerada uma população de 723.515 habitantes, conforme dados do Censo de 2010. Na lista, a capital paraibana ocupa a 10ª colocação e, considerando apenas as cidades brasileiras, ficou atrás apenas de Maceió, que computou 801 homicídios no mesmo período e figurou em sexto lugar, com uma taxa de 85,88 por 100 mil habitantes.

Ainda conforme a pesquisa, o número de homicídios dolosos reduziu em João Pessoa se comparado a 2011, quando foram registrados 583 crimes desta natureza.

Para organizar o ranking, a ONG “Seguridad, Justicia y Paz” analisou as taxas gerais de homicídio dos países, considerando os números dos estudos periódicos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes, números da mortalidade da Organização Mundial de Saúde e dados sobre incidência criminal fornecidos pelos governos de cada localidade, além das informações da polícia. Para obter os dados de João Pessoa, conforme o estudo, foram utilizados dados apresentados pelo Governo do Estado e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O chefe de estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Seds), delegado Isaías Glauberto, disse que não tomou conhecimento da pesquisa. “Não posso comentar uma informação que desconheço, porque não sei qual foi a metodologia utilizada nesta pesquisa e é muito difícil comparar a realidade de João Pessoa com cidade de outros Estados, imagine de outros países”, disse.

No entanto, o delegado considera que os índices de homicídios registrados em João Pessoa, na maioria dos casos, estão ligados ao tráfico de drogas. “Em João Pessoa e na região Metropolitana, os homicídios são motivados pelo tráfico de drogas”, explicou Isaías Glauberto.

Um exemplo de crime que contribuiu para a triste estatística da capital paraibana e reforça o argumento do delegado foi a chacina que resultou na morte de cinco pessoas, no dia 7 de junho de 2012, no bairro de Mangabeira, na capital. Conforme informações da Polícia Militar na época dos homicídios, as vítimas foram assassinadas sumariamente, sendo quatro mulheres, entre elas uma grávida, e um homem, em um crime que entrou para a lista dos mais cruéis e de maior repercussão na Paraíba. Segundo o inquérito policial, os homicídios foram motivados pelo envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, também foi procurado pela reportagem, mas não quis comentar o assunto.

Fonte: Jornal da Paraíba - Por Katiana Ramos


Coordenadora do Projeto Rio Mamanguape participará de encontro presencial no Rio de Janeiro


No próximo dia 07 de abril a Professora Maria José dos Santos, Coordenadora do Projeto Rio Mamanguape e Presidente da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda -  Coopacne viajará ao Rio de Janeiro.

Para participar do Encontro Presencial de Avaliação dos Resultados dos Programas Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e do Programa Petrobras Ambiental, que vem sendo conduzido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), instituição selecionada para apoiar esse processo, do qual participarão alguns projetos que participaram da etapa da pesquisa telefônica, entre eles, o Projeto Rio Mamanguape. 

O objetivo desse encontro é promover discussões em grupos para aprofundar algumas questões chaves levantadas durante as entrevistas telefônicas com os projetos, de modo a contribuir ainda mais para a consolidação dos resultados dos referidos Programas. O encontro acontecerá na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro, no dia 08/04, devendo a Professora retornar à Campina Grande no dia seguinte.


Do Blog Revivendo Esperança PB - O Colégio Estadual, Lembranças da Páscoa - Década de 80.

Celebração da Páscoa dos Estudantes (Década de 80)
Fotos: João Batista Bastos 


A Páscoa sempre foi celebrada com solenidade e com festividade pela Direção da Escola Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho de nossa cidade, com o intuito de ser uma casa educativa, respeitando opiniões e tendências religiosas, programava para todo o alunado a celebração da Páscoa.

Na década de 80 (oitenta), há mais de trinta anos, a Paróquia de Esperança era administrada pelo então Pe. José de Ribamar, como se vê na foto acima, um dos principais momentos da celebração.

Mais de trinta anos depois, recordamos, através das fotos, aqueles felizes momentos em que muitos dos alunos, quando eram crianças e adolescentes, participavam da vida do colégio.

As grandes maiorias daquele alunado que não se encontra mais nesta cidade recordam com certeza, a sua infância e a sua juventude.

Vale apena aos que visitarem, o Blog Revivendo Esperança PB para se verem nas fotos.

Click AQUI e conheça o Blog “Revivendo Esperança PB” 

O Blog do amigo João Batista Bastos ( João de Patrício) 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Policia Rodoviária Federal inicia na Paraíba a Operação Semana Santa



Operação começa nesta quinta-feira (28) e termina no domingo (31).

Confira as dicas da PRF para uma viagem segura.

Assim como em todo o país, a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba inicia à 0h desta quinta-feira (28) a Operação Semana Santa. De acordo com a assessoria de imprensa, a operação terá como objetivos intensificar as fiscalizações nas estradas federais que cortam o estado, combater o excesso de velocidade e embriaguez ao volante. A Operação Semana Santa termina à meia-noite do domingo (31).

A PRF informou que houve um reforço nas escalas de serviço nos 11 postos fixos e nas rondas que fazem o patrulhamento móvel. Durante as fiscalizações, serão utilizados etilômetros – o popular bafômetro – e radares. Ações educativas contra acidentes também integram a mobilização da PRF para o feriado prolongado. Durante a abordagem, o motorista que cometer algum tipo de infração de trânsito será convidado a assistir a filmes de curta duração, do projeto “Cinema Rodoviário”. Segundo a PRF, o objetivo é sensibilizar os motoristas quanto às consequências do desrespeito à legislação do Código Brasileiro de Trânsito.

Durante as fiscalizações, a PRF informou que dará maior atenção à BR-230, sobretudo nos trechos que ligam o litoral ao interior da Paraíba. A BR-101 também receberá atenção dos policiais rodoviários federais, principalmente nas proximidades de acesso às praias. Na Operação Semana Santa de 2012, a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba registrou 49 ocorrências de acidentes com 32 feridos e três mortos.


Dicas para uma viagem segura
Entre as recomendações da PRF para quem vai viajar estão dirigir com atenção e cautela, ser tolerante no trânsito e praticar a direção defensiva. Antes de pegar a estrada, fazer uma revisão no carro ou moto, examinar as condições de freio, fluídos, suspensão, pneus e estepe.
A PRF orienta ainda que os equipamentos obrigatórios e o sistema de iluminação também precisam ser observados e não esquecer da documentação obrigatória, tanto pessoal quanto a do veículo.

Durante a viagem
A PRF ainda orienta que durante a viagem, o motorista deve manter uma distância segura do veículo seguinte. Respeito à sinalização e aos limites de velocidade também são recomendadas pela PRF. Todos os ocupantes do veículo são obrigados a usar cinto de segurança.

Antes de fazer qualquer manobra, o motorista deve sinalizar e só ultrapassar pela esquerda, nos locais com sinalização. Ainda de acordo com a PRF, crianças com até dez anos de idade devem ser transportadas nos assentos traseiros. Dispositivos de segurança para essa faixa etária não podem ser esquecidos, como o bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação.
A cada duas horas de direção, a PRF recomenda parar o veículo e fazer um descanso por 15 minutos e não fazer  uso de bebida alcoólica se for dirigir.

A PRF disponibiliza o telefone 191 (disque PRF) que atende 24 horas. O serviço deve ser usado para a comunicação de acidentes, denúncia, orientação, queixa de roubo ou furto de veículos e outras informações. A ligação, ainda de acordo com a PRF, é gratuita.

Fonte: G1Paraíba

Definido data de fiscalizações do transporte escolar pelo MPPB. Esperança está na lista. Confira o calendário!

Foto: Ônibus Escolares da cidade de Esperança
( Adquiridos na Gestão Anterior)


O município de Esperança vai receber a vistoria do transporte escolar que será feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) com apoio do Ministério Público da Paraíba.

As fiscalizações terão início no dia 8 de junho e irão até 31 de agosto.

Ao todo, 50 municípios terão os veículos escolares vistoriados.

O cronograma foi encaminhado pela Divisão de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação do Ministério Público.
 “A importância da elaboração desse cronograma reside no fato de que as vistorias concederão, aos veículos aprovados, um selo de autorização de tráfego, de modo que sem a presença do selo os veículos não poderão realizar o transporte de escolares”, afirmou a promotora Fabiana Lobo.

Fabiana Lobo explicou ainda que, como consta do termo de cooperação firmado entre as instituições, o Detran vai averiguar se os veículos vistoriados atendem aos requisitos necessários para a segura condução dos escolares, bem como exigirá a observância das normas presentes no Código de Trânsito Brasileiro e na Portaria nº 103/2013 do Detran, como o curso especializado para a condução de escolares devidamente averbado na CNH.

O Ministério Público vai acompanhar as vistorias por meio do promotor de Justiça responsável ou através da designação de um servidor da Promotoria de cada local onde ocorrerá a fiscalização.
A Famup se comprometeu a atuar em parceria com o MPPB e com o Detran-PB, de modo a orientar os prefeitos para que se adequem às normas de segurança exigidas.

O cronograma é resultado do termo de cooperação firmado, no dia 26 de fevereiro, entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e com o comando da Polícia Militar da Paraíba, objetivando a intensificação das ações de fiscalização do transporte escolar em todo o estado.

Calendário:

09 de junho - Itaporanga

15 de junho - Princesa Isabel

16 de junho - Conceição

06 de julho - Cajazeiras

07 de julho - Sousa

08 e 09 de julho - Pombal

10 de julho - São Bento

11 e 12 de julho - Catolé do Rocha

13 e 14 de julho - Patos

15 de julho - Teixeira

16 de julho - Santa Luzia

17 e 18 de julho - Livramento, Taperoá, Assunção, Tenório, Juazeirinho, Seridó, Olivedo, no posto de Soledade

19, 20 e 21 de julho- Cabaceiras

22, 23 e 24 de julho - Monteiro

25 de julho – Picuí

26 de julho – Cuité

27 de julho – Esperança

28 de julho – Monteiro

29, 30 e 31 de julho – Boqueirão, Santo Antônio, Caturité, Queimadas, Barra de Santana, Alcantil, Fagundes, Massaranduba, Puxinanã, Lagoa Seca, Matinhas, Alagoa Nova, no Ciretran de Campina Grande

03 e 04 de agosto – Ingá

10 e 11 de agosto – Itabaiana

17 e 18 de agosto – Araruna

24 e 25 de agosto – Guarabira e Mamanguape

31 de agosto – Lucena, Santa Rita, Bayeux, Conde, Alhandra, Pitimbu, Cabedelo, Caaporã, na sede do Detran, em João Pessoa


Assessoria do MPPB

 Via: CatingueiraOnline



Prefeitura Municipal de Remígio realiza a 14ª corrida da emancipação política


A prefeitura municipal de Remígio promove a 14ª corrida da emancipação política, em comemoração aos 56 anos do aniversário da cidade. A corrida vem sendo realizada há mais de 10 anos e já se apresenta como um evento esportivo de grande visibilidade regional. Neste ano de 2013, esse evento esportivo ganhará novidades, como a distribuição de bonés, percurso sinalizado, premiação com troféus e medalhas, além de premiação em dinheiro para os primeiros colocados.

O prefeito de Remígio, Melchior Batista (popularmente conhecido como Chió), imprimiu uma “cara nova” à corrida, dando-lhe uma verdadeira feição de evento esportivo. Segundo o prefeito, que também participará do evento, “nas edições anteriores via-se uma corrida sem sinalização, sem distribuição de qualquer coisa que identificasse os participantes, sem distribuição de água para os atletas e com uma premiação que não atraía participantes. Por essa razão, resolvemos junto à Diretoria de Esportes, com nosso amigo Dedé, implementar todos esses detalhes”.

A corrida será realizada dia 31 de março (domingo), a partir das 08:30h da manhã, com concentração na Lagoa Parque. Contudo, os atletas devem chegar às 07:00h da manhã para realizar suas inscrições, também na Lagoa Parque. Contamos com a sua presença! Participe!

Fonte: Secom – PMR – Via: Focando a Noticia

Procissão do Encontro reúne centenas de fiéis em Esperança

Praça da Cultura
Fotos: Via Celular


Fiéis se uniram para lembrar o encontro de Jesus com a mãe Maria no Calvário, há mais de 2 mil anos

Centenas de fiéis da Igreja Católica participaram da Procissão do Encontro, na noite desta quarta-feira (27 de março), na cidade de Esperança.

O evento religioso começou às 18h00, quando os homens saíram da Capela do Sagrado Coração de Jesus e as Mulheres saindo da Capela de Nossa Senhora Aparecida e se encontraram na Praça da Cultura seguindo ao pátio da Igreja Matriz.

A procissão teve a presença de jovens da comunidade com vestes de Jesus e de Nossa Senhora das Dores (Maria), em memória do encontro da mãe com o filho, no calvário, há mais de 2 mil anos.

A procissão do encontro é o momento em que a igreja Católica inicia as comemorações da Páscoa, da ressurreição de Cristo. A programação  segue até o próximo domingo (31), na paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho.

Logo após a procissão aconteceu a Celebração Penitencial para os Homens na Igreja Matriz celebrada pelo Pe. Romualdo.

Celebração Penitencial para os Homens

Celebração Penitencial para os Homens









quarta-feira, 27 de março de 2013

Em Bananeiras/PB, Gugu entrega casa e revela desejo de voltar no Maior São João do Mundo.

Foto:  Márcio Rangel


Gugu Liberato veio à cidade de Bananeiras, Brejo paraibano, para gravação do quadro “De Volta pro Meu Aconchego”, exibido semanalmente no “Programa do Gugu", que vai ao ar todos os domingos, às 15h, na TV Correio/Record.

Ele chegou ao município na manhã desta quarta-feira (27) e foi recepcionado por uma grande multidão que acompanha de perto as gravações emocionantes que registram o retorno da família Silva à Paraíba.

Gugu atende os fãs de forma carinhosa e mostra muita simpatia em sua passagem pelo nosso estado.

Numa entrevista ao repórter Márcio Rangel, da TV Correio, ele disse que está encantado com a Paraíba e quer voltar em junho, durante o Maior São João do Mundo:

"Estou muito feliz com a recepção, a cidade de Bananeiras tem pessoas maravilhosas. Quero muito voltar à Paraíba; quero vir no Maior São João do Mundo. Acho a festa lindíssima, com todos aqueles ambientes cenográfios, mas só vejo pela TV. Quero conhecer pessoalmente." - revelou. 

O apresentador fica em Bananeiras até o final do dia, quando deve retornar para São Paulo, depois das gravações.

O quadro “De Volta para o Meu Aconchego” com a família Silva deverá ser exibido no próximo domingo (01.04). (Portal Correio)

Fonte: Blog do Márcio Rangel

Lixo pega fogo na usina de reciclagem da cidade de Esperança




A Usina de Compostagem de Lixo da cidade de Esperança que fica localizada no sitio Lagoa Verde zona rural da cidade, a qual há alguns meses passou por melhorias com uma limpeza geral do pátio, local destinado à colocação do lixo, está pegando fogo.

A equipe do Andrade Noticias passou no local e pode constatar que o montante de lixo que se encontra no local está pegando fogo e segundo alguns moradores da localidade já faz alguns dias que a usina está nessa situação a qual a fumaça e a cinza incomoda a todos das proximidades da usina.

Nossa equipe não obteve informações sobre as causas que provocou o Fogo no local. 



Na cidade de Esperança - Feira do Peixe atrai centenas de pessoas






A Feira do Peixe na cidade de Esperança vem atraindo centenas de pessoas que buscam não só a variedade de pescado, mas também o grande número de outros produtos da agricultura familiar que são oferecidos a preços populares.

A Feira do Peixe da semana santa já é uma tradição de décadas na cidade de Esperança começou nesta quarta e se estenderá até o meio dia desta quinta-feira, 28.

Os comerciantes da cidade aproveitam a época para obter uma renda extra.

A exemplo do marchante Aldenir (Gordinho Legal) o qual transformou seu açougue em uma peixaria com uma grande variedade de peixes “o movimento está muito bom hoje pela manhã tivemos que abastecer mais de uma vez nossos estoques” falou a redação do Andrade Noticias

Além do peixe a população também encontra frutas, verduras, goma, coco seco e uma variedade de outros produtos como importados, roupas, calçados e muito mais...

A feira acontece no centro da cidade nas Ruas Jose de Andrade e Floriano Peixoto.

Confira Fotos:








Programação da Semana Santa da cidade de Esperança 2013



PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2013 DE 27 A 31 DE MARÇO


QUARTA-FEIRA SANTA – 27/03

►05h30min – Ofício da Semana Santa na Igreja Matriz.
►16h00min – Celebração Penitencial para as Mulheres na Igreja Matriz – Pe. João de Deus
►19h00min – Procissão do Encontro: Homens saindo da Capela do Sagrado Coração de Jesus e as Mulheres saindo da Capela de Nossa Senhora Aparecida. Local do Encontro: Praça da Cultura e segue para a Igreja Matriz. – Pe. Romualdo e Pe. João de Deus
►20h30min – Celebração Penitencial para os Homens na Igreja Matriz – Pe. Romualdo

TRÍDUO PASCAL

QUINTA-FEIRA SANTA – 28/03

►05h30min – Ofício da Semana Santa na Igreja Matriz.
►08h30min – Missa dos Santos Óleos – Catedral – CG. Pe. Romualdo e Pe. João
►16h00min – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Capela de São Sebastião no (São Tomé I) – Pe. João
►16h00min – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés na Capela de Nossa Senhora de Lourdes (Massabielle) – Pe. Romualdo
►19h00min – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. Seguida do Translado e adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz. - Pe. Romualdo
►21h30min – Procissão do Silêncio e ofício dos homens na Capela de São José. – Pe. Romualdo e Pe. João

SEXTA-FEIRA SANTA – 29/03

►05h00min – Via-Sacra Pública com a Cruz do Senhor pelas ruas da cidade. – Pe. Romualdo e Pe. João de Deus
►11h00min – Celebração Penitencial para os fiéis em geral encerrando-se com o Ofício da Agonia na Igreja Matriz. Após a celebração do ofício, procissão com N. Senhora das Dores até a Capela de São Vicente – Pe. Romualdo
►15h00min – Celebração da Paixão e Morte do Senhor. Após a Celebração, procissão pelas ruas da cidade com a imagem do Senhor. – Pe. Romualdo
►15h00min – Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Capela de São Miguel – Pe. João
►19h00min – Momento reservado para visitação ao Corpo do Senhor na Igreja Matriz.
►20h00min – Celebração do Ofício do Santo Sepulcro. – Equipe de Liturgia da Matriz

SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL – 30/03

►08h30min – Momento de visitação ao Corpo do Senhor na Igreja Matriz.
►19h30min – Celebração da Vigília Pascal na Capela de Nossa Senhora de Lourdes (Massabielle) - Pe. João
►19h30min – Início da Celebração da Vigília Pascal com a bênção do fogo novo no Largo da Igreja Matriz com todas das comunidades - Pe. Romualdo


DOMINGO DE PÁSCOA – 31/03

►07h00min – Missa na Igreja Matriz – Pe. João
►10h00min – Batizados – Pe. João
►10h00min – Missa em São Tomé – Pe. Romualdo
►16h00min – Missa na Capela de São Miguel (Distrito de São Miguel) – Pe. Romualdo
►19h00min – Missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição (Pintado) – Pe. Romualdo
►19h30min – Missa na Igreja Matriz – Pe. Paulo

Fonte: Pascom Bom Conselho

Homem de 20 anos é encontrado morto em galpão que funcionava como frigorífico em Montadas; Vídeo.


O jovem Henrique de Alcântara Figueiredo estava desaparecido deste a noite do ultimo domingo ele foi encontrado morto logo após que uma denuncia anônima levou a policia até um galpão abandonado aonde funcionava um frigorifico no centro da cidade de Montadas.


Segundo a policia civil o crime teve requintes de crueldade o jovem foi encontrado com marcas de varias facadas e com trauma no crânio os familiares disseram que jovem era envolvido com drogas.

O delegado afirmou que o local era utilizado com ponto de encontro para usuários de drogas, confira o vídeo acima