quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cidade de Esperança já entra no ritmo do carnaval 2013.



Um Carnaval da Esperança, Tradição e Alegria, é a marca deste Carnaval 2013, da cidade de Esperança, que acontece de 09 a 12 de fevereiro, num ritmo da tradição e modernidade dos trios elétricos. E já neste clima de muita folia, a cidade realiza neste sábado, dia 2, o tradicional Baile a Fantasia, uma marca registrada como prévia do Carnaval Oficial do município promovido pelo Rotary clube de Esperança.

A cada ano, o carnaval se transforma numa mistura de ritmos, alegria e multidões nas ruas durante os quatro dias de festa, e termina com a tranquilidade esperada e já consolidada, dos eventos realizados pelo ex-gestor Nobinho Almeida, e agora dentro da Gestão, construindo novos caminhos, da Prefeita Interina Cristiana Almeida, que classifica o evento, como um resgate as tradições culturais de um povo e ícone da maior festa popular do Brasil.

O Carnaval 2013 de Esperança terá sua abertura oficial no sábado, dia 9, no Palco principal na Praça da Cultura, com a presença da Prefeita e demais autoridades, dando assim, a batida da folia que aquece os corações dos esperancenses.  Logo em seguida o arrastão puxado pela Banda Bereguedê, percorrendo as ruas de Esperança e levando ao circuito da folia, emoção, alegria e muita animação.

E dentro da alegria carnavalesca, o IX CAPSFOLIA, sai às ruas no próximo dia 6, quarta-feira, a partir das 8h30min, junto aos componentes do Grupo Lirio Verde da Melhor Idade e do Grupo de Convivência Família Feliz, Coordenado pelo CRAS- Centro de Referencia da Assistência Social, que vão está em concentração em frente a sede do CAPS, na manhã da quarta, para um percurso do frevo pelas ruas da cidade, até a Praça da Cultura, local da dispersão do grupo.

Venda de produtos para o Carnaval aquece comércio

A proximidade dos festejos carnavalescos é sempre motivo de satisfação para os lojistas de Esperança, que tem nesta época, motivo para comemorar suas vendas. 

Os artigos de carnaval já são visíveis aos olhos dos foliões em todas as lojas da cidade, máscaras, confetes, serpentinas, e fantasias, atraem os consumidores para dar um toque mais irreverente às festas da folia, e o comércio na expectativa no aquecimento das vendas esta semana, já garante seu estoque com os acessórios da maior festa popular do país do Carnaval.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Sábado: dia 09 - Abertura Oficial às 21h00
Banda: Bereguedê - Trio: Mil Trio

Domingo: dia 10 - Bloco das Lias – 9h00
Banda Feitiço Elétrico

A  noite ás 20h00 : Banda e Orquestra Vôo Livre e Mil Trio

Segunda: dia 11 - Bloco Kids Folia às 16h00
Banda: Balanço Gostoso e Patati Patata
Cover e Gasparzinho

A noite ás 20h00 Banda Lokomotiva e Mil Trio

Terça-Feira: dia 12 - 16h00 Juninho e Stigação Elétrico
A noite às 20h00 Beto e Banda Movimento, puxando os foliões e o Bloco da Feliz Cidade. 

Fonte: Secom - PME




Lei Seca 2013



“Se beber, não dirija”. O velho jargão popular incomoda até certo ponto, mas devemos nos dar conta que o vocábulo é acertado. Há dez dias praticamente do carnaval, onde acontecem os maiores exageros na ingestão de bebidas, não custa nada lembrar a famosa LEI SECA (Lei nº 12.760/2012).

A bebida diminui os reflexos que ficam mais evidentes na direção de algum veículo automotor. De repente, estamos diante de um animal e precisamos mudar a direção de imediato. Todavia, o cérebro demora e até mesmo ignora a resposta, nestes casos o acidente é inevitável.

A conduta defensiva é uma necessidade de sobrevivência, como dizem, não apenas para conosco e principalmente, para o pedestre e outros motoristas. Não é fácil ter atenção e por isso o nível de álcool no sangue deve ser negativo.

Este ano a o órgão de trânsito endureceu ainda mais a reprimenda da alcolomia
Segundo a Resolução Contram nº 432, nenhuma quantidade será permitida. A tolerância anterior de um décimo de miligrama (0,10) de álcool por litro de ar e de no máximo dois decigramas por litro de sangue, no caso de exames anteriores caiu por terra.

Pela nova regra, será autuado o motorista que alcançar o limite igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar no bafômetro, enquanto que nos exames sanguíneos, a tolerância é zero, respondendo por uma infração gravíssima que resulta em multa de R$ 1.915,30 e recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por um ano e retenção do veículo (CTB, art. 165). O valor é dobra se o condutor for reincidente no período de um ano.

E caso o bafômetro marque 0,34 miligramas, teremos ainda o crime de trânsito com detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão do direito de dirigir (CTB, art. 306).

A autuação pode ser feita, inclusive, se o motorista se negar a realizar o teste do bafômetro, desde que este apresente sinais de alteração da capacidade motora, sonolência, olhos vermelhos, odor de álcool e desorientação. Admitem-se também vídeos, testemunhas e laudos clínicos para comprovação da embriaguês.

Nos acidentes com vítimas fatais, o exame de alcoolomia deverá ser procedido e acompanhará os autos administrativos.

Além disso, é preciso usar capacete para os motociclistas e cinto de segurança nos veículos. Medidas simples como estas ajudam a salvar vidas!

 Por Rau Ferreira

 Rau Ferreira é cidadão esperancense, bacharel em direito pela UEPB e funcionário público estadual concursado.

Colabora com o Blog Andrade Noticias e diversos portais de notícias como também boletins informativos. É editor do blog “História Esperancense” um dos melhores Blogs de historia da Paraíba.

Click AQUI e Acesse o Historia Esperancense









Prefeitura de Esperança realiza pagamento dos servidores municipais nesta quinta-feira 31/01/2013



A Prefeitura Municipal de Esperança está efetuando o pagamento dos salários referente ao mês de Janeiro, a todos os seus servidores, mantendo assim o salário do servidor sempre em dia, um compromisso assumido com a categoria de respeito e reconhecimento pelo trabalho prestado ao município.

Os vencimentos já terão os valores reajustados de acordo com o novo salário mínimo, de R$ 678,00, conforme determina a Lei, e os servidores da Educação terão seus vencimentos acrescidos de 1/3 de férias.

O dinheiro já está disponível nas contas dos servidores e os contra cheques serão entregues amanhã, dia 01/02 na sede da Prefeitura Municipal.

Fonte: Secom - PME




Globo Rural reexibe matéria sobre Tanques de Pedra na cidade de Esperança



O programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, reexibiu no último domingo (27/01/2013) a matéria sobre a construção de tanques pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

A matéria foi uma das principais do programa, com cerca de sete minutos de duração. A reportagem foi originalmente produzida no período 16 a 19 de janeiro de 2012.

A matéria mostrou que sem equipamentos adequados para armazenar água, a população da zona rural é obrigada a consumir água de qualidade duvidosa, como ainda acontece na comunidade Malhada da Serra, em Esperança.

A reportagem entrevistou lá, no único barreiro da comunidade, que na época ainda tinha água, o criador e vaqueiro Beto Vicente Pereira e o agricultor Francisco Vicente e eles confirmaram que além das famílias da região, animais consumiam a água do local.

Na matéria é explicada a forma básica como os tanques de pedra são construídos e os benefícios que ele produz para as comunidades beneficiadas. Um dos exemplos mostrados foi o tanque de Timbaúba, onde o agricultor José Feliciano de Almeida foi entrevistado e relatou as normas de utilização do equipamento.

Em seguida a matéria mostrou a comprovação da qualidade da água armazenada nos tanques, por meio de uma demonstração do processo de seu tratamento com tecnologias alternativas realizada pelo técnico da Fundação Nacional de Saúde, Daniel Oliveira, que regularmente realiza análises da água.



A matéria também apresentou entrevista com a presidente da Coopacne e coordenadora do Projeto Rio Mamanguape, Maria José Santos, explicando a viabilidade financeira da construção dos tanques em relação a seus benefícios, entre eles a garantia de uma reserva hídrica para a população em períodos de estiagem.



A primeira exibição da matéria sobre os tanques de pedra aconteceu em sete de outubro do ano passado.


quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Acampamento de carnaval Obra Nova - De 08 a 12 de Fevereiro 2013





Fotos: Local do Evento ( Granja Flor de Cactus - Lagoa de Roça - PB

A Comunidade Católica Obra Nova do Coração de Maria promoverá neste carnaval, de 8 a 12 de Fevereiro de 2013, o ACAMPON, acampamento de carnaval Obra Nova, que será realizado na Granja Flor de Cactos, em Lagoa de Roça-PB.

No evento acontecerão Pregações, momentos de Adoração, Santa Missa como também atividades próprias de acampamentos como trilhas, circuitos esportivos, luau, dentre outros.

Pré Inscrição 

Para garantir sua vaga, você poderá faze aqui a sua pré-inscrição.

Click no link abaixo para preencher o formulário, você enviará os seus dados para a organização do evento e deverá efetuar o pagamento indo na Comunidade Obra Nova do Coração de Maria

Endereço: Rua Nilo Peçanha, 426, Bairro da Prata (próximo ao restaurante Yoi) Campina Grande.
Ou no local do encontro, na sexta-feira a noite, dia em que se inicia o Acampon.



Maiores informações:

(83) 3063 – 2722
(83) 9199 – 2323
(83) 9802 – 2505
(83) 8718 – 0783



Esperança será representada no Encontro Nacional de Secretários municipais de Saúde



No próximo dia 31, a secretária municipal de Saúde, Jacinta Tavares, participará de um encontro, juntamente com os demais secretários municipais de saúde do País, com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília.

O encontro reunirá também o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Carlos Figueiredo Nardi, e do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Wilson Alecrim.

A reunião visa promover primeiramente a recepção desses novos gestores para ambientá-los sobre o funcionamento do sistema público de saúde e os desafios a serem vencidos no Sistema Único de Saúde (SUS) à frente das secretarias municipais.

Posteriormente, serão apresentadas as linhas de financiamento do Ministério da Saúde para os municípios. Haverá debates abordando questões como ‘Melhoria da qualidade e acesso na atenção básica’, ‘Redes de Atenção à Saúde no Brasil’ e ‘Regionalização e contrato organizativo de ação pública’

Fonte: Secom - PME

Comunidade São Francisco Promove Concurso de Ala Ursas na manhã deste domingo 03/02



Como já é tradição em período de Carnaval em nossa cidade a Comunidade São Francisco realiza na manhã deste domingo 03/02/2013 o tradicional concurso de Ala Ursas da comunidade.

Sob a organização de Mariett Delon o concurso vem de forma séria valorizar a parte cultural da cidade de Esperança

O concurso terá inicio as 10:00hs e será realizado na Rua 05 de Agosto.

Esse ano será premiado os primeiros, segundos e terceiros colocados em ambas as categorias.



Vencedores na categoria Mirim:

1º Troféu e brindes
2º Troféu e brindes
3º Troféu e brindes

Vencedores na categoria Adultos:

1º Troféu e brindes
2º Troféu e brindes
3º Troféu e brindes

Organização:

Mariett Delon
Socorro do Bar
Janaina
Siene

Apoio:

Prefeitura Municipal de Esperança
Bloco Tô de Olho em Você
Manoel da Rapadura

Celulares são mais sujos que privadas



O celular está presente na vida de, praticamente, todas as pessoas do mundo. Seja no trabalho, na rua, na balada, sempre se vê alguém falando nesses aparelhinhos. O que muitas pessoas não sabem é que eles estão repletos de germes.

Segundo o professor de microbiologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, Dr. Chuck Gerba, os celulares são dez vezes mais sujo do que um assento de vaso sanitário.

O professor explica que, pelo fato de a pessoa carregar o aparelho o dia todo e em vários ambientes, ele acaba por se tornar um reservatório de germes e bactérias. Além disso, a falta de produtos específicos para limpeza e desinfecção dos celulares aumenta a chance de infecções.

O Dr. Gerba recomenda o uso de panos umedecidos em álcool para limpeza dos aparelhos, assim como lavar as mãos frequentemente com o uso de sabão ou desinfetante à base de álcool antes e depois de usar no celular.

Fonte: R7

Governo da Paraíba publica valores dos reajustes salariais para funcionalismo



Tabela com os valores dos reajustes foi publicado no Diário Oficial.
Rajustes foram anunciados pelo governador Ricardo Coutinho há 15 dias.


O Governo da Paraíba divulgou nesta terça-feira (29) a tabela com os valores dos reajustes salariais para o funcionalismo público. A lista foi publicada com a Medida Provisória que normatiza o aumento de salário na edição do Diário Oficial do estado, com a data de domingo (27). O reajuste havia sido anunciado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) no último dia 14. O aumento retroage para o dia 1º de janeiro. Confira os valores dos reajustes nas páginas 1 e 2 do Diário Oficial.

A Medida Provisória  204  estabelece o reajuste básico de 3% no vencimento de todos os servidores públicos da  Paraíba. Ela deixa claro também que o menor vencimento e a menor remuneração aos funcionários estaduais, inclusive os contratados, será de R$ 678 , valor do novo salário mínimo, que entrou em vigor no início do ano. 

Segundo a lista divulgada pelo Governo do Estado, os profissionais do magistério passam a ganhar entre R$ 839, 51 e R$ 1.967,18, variando por diferenciação de classe. Os servidores pertencentes ao grupo dos fiscais tributários vão ter além do reajuste básico de 3% um aumento de mais 2% que será aplicado a partir de 1º de julho.

Para os funcionários do setor de Saúde, foi concedido um aumento no adicional de representação que varia dependendo da classe. Já para os pertencentes aos grupos Ocupacionais Apoio Judiciário e Polícia Civil, o adicional de representação subiu 3%.

Uma outra Medida Provisória, a 205,  também publicada nesta terça-feira define em 7% o aumento para os defensores públicos da Paraíba. Sendo que o reajuste será implementando em duas parcelas, 3% em 1° de janeiro e 4% em 1º de julho. Já o decreto 33.686, divulgado no mesmo Diário Oficial,  estabelece os salários das categorias da Segurança Pública.

Fonte: G1 Paraíba



É CRIME.


Na cidade de Esperança principalmente em Festas o que mais se ver é jovens de menores bebendo livremente, a equipe do Andrade Noticias conversou com vários pais que por motivo de nossa cidade ser ainda pequena e todos se conhecem não desejaram ter seus nomes publicados, mais eu como pai também estou passando por uma dificuldade muito grande, pois tenho um filho com 16 anos e quem tem filhos nessa idade sabe que é uma fase difícil, pois me parece que a maioria dos jovens de hoje em dia não pensam em nada para seus futuros.
E com bares vendendo bebidas livremente aos menores em nossa cidade fica com certeza mais difícil para todos os pais controlarem seus filhos então com isso vou usar esse espaço De nosso blog, pois quem acessa sabe que é um dos blogs mais acessados da cidade para fazer tipo de uma fiscalização a respeito de vendas bebidas a menores.
ATENÇÃO SENHORES DONOS DE BARES DA CIDADE DE ESPERANÇA O ANDRADE NOTICIAS ESTÁ DE OLHO SE FLAGARMOS ALQUEM VENDENDO BEBIDAS A MENORES COM CERTEZA VAMOS PUBLICAR E DENUNCIAR A JUSTIÇA.





Limite de álcool no bafômetro fica mais rígido e cai para 0,05 mg/l



O Conselho Nacional de Trânsito publicou nesta terça-feira (29) uma resolução que torna mais rígidos os índices máximos de álcool para motorista que for flagrado dirigindo após beber. As mudanças trazidas pela resolução afetam os parâmateros para infração de trânsito e mantém os níveis atualmente em vigor para caracterização de crime. O texto publicado no "Diário Oficial da União" estabelece que, no caso do teste do bafômetro, o limite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 miligramas de álcool por litro de ar para 0,05 mg...

Para exames de sangue, a resolução estabelece que nenhuma quantidade de álcool será tolerada. O limite anterior era de 0,2 decigramas de álcool por litro de sangue. A infração continua classificada como gravíssima e o valor da multa é de R$ 1.915,40, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano.
   
A resolução do Contran regulamenta a Lei Seca sancionada pela presidente Dilma Rousseff em dezembro, quando o governo já havia estipulado níveis mais rigorosos para caracterização de crime e infração do motorista alcoolizado. 

Estão mantidos, na resolução, os limites estabelecidos na lei que definem quando o motorista embriagado incorre em crime de trânsito. A tolerância continua de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar ou de 0,6 decigramas por litro de sangue. A pena para esse crime é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão temporária da carteira de motorista ou proibição permanente de se obter a habilitação.

A Lei Seca também prevê que o motorista pode ser punido por crimes de trânsito se o agente verificar sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora, mas deixou para o Contran estabelecer quais seriam os sinais. Na resolução publicada nesta terça, o órgão também define como os agentes poderão verificar se o motorista está sob efeito de álcool.  

Sinais de alteração

O texto da resolução diz que os agentes poderão verificar por “exame clínico com laudo conclusivo e firmado por médico, ou constatação pelo agente da Autoridade de Trânsito", o comportamento do motorista. Para confirmação da alteração da capacidade, "deverá ser considerado não somente um sinal, mas um conjunto de sinais que comprovem a situação do condutor".

Para se perceber os sinais, o agente deve seguir algumas perguntas previstas pelo Contran. De acordo com a resolução publicada nesta terça, o agente vai, primeiramente, pegar os dados do motorista, como endereço e documento de identificação, questionar se ele bebeu e se considera ser dependente. Depois, vai observar sinais de embriaguez.

O agente vai analisar sinais relativos à aparência do motorista: sonolência, olhos vermelhos, vômito, soluços, desordem nas vestes e odor de álcool no hálito. Depois, quanto à atitude do motorista: agressividade, arrogância, exaltação, ironia, falante, dispersão e quanto à orientação do motorista — se ele sabe onde está, sabe a data e a hora e quanto à memória — se sabe o endereço e se lembra os atos cometidos.

Por fim, vai verificar aspectos ligados à capacidade motora e verbal: dificuldade no equilíbrio e fala alterada.

Com essas observações, de acordo com o texto, o agente fiscalizador deve responder e constatar: se o motorista está sob influência de álcool ou sob influência de substância psicoativa e se ele se recusou ou não a realizar os testes, exames ou perícia que permitiriam certificar seu estado quanto à capacidade psicomotora.

Provas


O texto com as novas regras amplia as possibilidades de provas consideradas válidas no processo criminal de que o condutor esteja alcoolizado. Além do teste do bafômetro ou do exame de sangue, passam a valer também "exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova admitidos em direito".

De acordo com o texto, não será mais necessário que seja identificada a embriaguez do condutor, mas uma "capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência".

Se houver testemunha, diz a resolução, o agente deve anotar os números de identificação e pedir assinatura.
Apesar de provas passarem valer para atestar a embriaguez, a resolução diz que deve-se priorizar o uso do bafômetro.

G1


Pedro Américo – Por Rau Ferreira



Nasceu Pedro Américo de Figueiredo e Mello na cidade de Areia – antigo Sertão de Bruxaxá – aos 29 de abril de 1843. Pintor, romancista, jornalista, professor, cientista e político, filho de Daniel Eduardo de Figueiredo e Feliciana Cirne, e irmão do também pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Mello.

De berço humilde, nunca esqueceu de sua infância e escrevera às tias com tal nostalgia encantadora. Nas páginas de O HOLOCAUSTO, lembra da sombra da Gameleira areiense: “Semelhante a torre antiga vestida de musgo, ou denegrida pelo roças dos séculos” (p. 02).

A veia artística não lhe nasceu por ocaso. O seu avô paterno Manoel de Christo Grangeiro foi um exímio musicista, compositor de hinos sacros. Seu tio era regente da banda de música e gostava de distrair-se ao violino. Quando criança, Pedro cantou com o avô no coro da Igreja e o tempo que lhe sobrava no balcão da loja do pai, dedicava-se à modelagem de bonequinhos, ao desenho e à pintura.

Ainda pequeno organizou um teatro de “mamulengos”, desempenhando todas as funções (diretor, ator, cenógrafo). Ele próprio imprimia os bilhetes de entrada, o que lhe garantiu certa notoriedade em sua terra natal.

O fato é que chegou à Areia em 1852 uma comissão de cientistas, e não demorou muito para que os expertos daquela expedição ouvissem falar do menino-prodígio. Submetendo-o à prova, ficaram estupefatos com suas habilidades. Era dirigente daquela incursão o naturalista francês Jacques Brunet que cuidou de escrever uma carta ao Presidente da Província enviando-lhe dois desenhos do artista precoce. 

Passo seguinte foi convencer os pais do garoto a deixá-lo seguir os expedicionários. E adoecendo o desenhista oficial, substituiu-o Pedro Américo com muita galhardia contando apenas com dez anos de idade. Foi para o infante uma ótima oportunidade de aprender os rudimentos de história natural e arte.

Retornando da peregrinação, foi tomado de surpresa com a resposta da missiva encarregando-se o governo imperial de educá-lo. Partiu para o Rio onde foi matriculado no Colégio Pedro II na Turma de 1854.

Dois anos depois ingressa na Academia de Belas Artes e em pouco tempo já colecionava 15 medalhas e outras premiações ao mérito.

O próprio Imperador prestigiava as suas exposições e assistia-lhe às aulas.

Ousou conhecer Florença – a pátria de Benvenuto Celline – aprimorando a sua arte e estendendo-se naquela cidade até 1864. Angariou o reconhecimento da Academia de Belas Artes de Paris, bacharelou-se em Ciências Naturais em Sorbonne e participou do Instituto de Arqueologia de Beulé. E pintou... A vida de Jesus, Moisés sobre o monte, A carioca, Náufrágio da fragata Medusa e o Rápito de Djanira, estas duas últimas cópias de pintores célebres.

Passou a vida assim, cruzando os mares. Em sua abnegação pelas artes, adquiriu a patologia “Cólica de Chumbo” devido ao contato com as tintas. Em certas ocasiões, necessitando de dinheiro, alienou parte do seu quadro de medalhas.

Após uma rápida passagem pela Parahyba, onde se estabeleceu em Campina Grande. Dirigiu-se ao Rio, concorrendo a uma cadeira na Academia Imperial com o quadro Sócrates afastando Alcebíades dos braços do vício tendo o seu oponente se declarado vencido.
No ano de 1868, doutorou-se em Ciências Naturais pela Universidade de Bruxelas sendo examinado por seis horas. Concorrendo à cadeira de lente da Faculdade de Ciências, obteve o seguinte prospecto:

“...o candidato deu provas de um talento muito notável que lhe valeu por muitas vezes os aplausos do auditório” (Diário da Bélgica).

Casou-se com Dona Carlota, filha do artista erudito Manoel de Araújo Porto-Alegre. Foi sepultado no Cemitério da capital paraibana, contrariando assim o seu último desejo de voltar à Areia. Desempenhou ainda as funções de Cônsul Geral do Brasil.

Entre as honrarias galgadas ao longo de sua existência, destacam-se o título de Pintor Histórico da Imperial Câmara, a Ordem da Rosa e a Ordem do Santo Sepulcro.

Rau Ferreira

Referência:
- Revista da Semana, Ano XLIV, N. 17, Ed. 24-04-1943.
- Torres, Francisco Tancredo. As Origens de Pedro Américo de Figueiredo e Melo. Edição Especial para o Acervo Virtual Osvaldo Lamartine de Faria. Fundação Vingt-Un Rosado, 2011, pp. 70-146.



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Aposentados e Pensionistas da prefeitura de Esperança recebem salários do mês de Janeiro nesta terça-feira 29/01.



A Prefeitura de Esperança, através do FUNPREVE, anunciou na manhã desta segunda-feira (28) que o pagamento dos aposentados e pensionistas será efetuado nesta terça-feira (29/01).

A Prefeitura de Esperança realiza o pagamento dos inativos sempre dentro do mês priorizando aqueles que contribuíram no desenvolvimento de nosso Município.

Maiores Informações: (83) 3361 - 2090

Grupo cultural QUERO MAIS realizará o 6ª encontro de Ala Ursas neste domingo 03/02/2013 na comunidade São Francisco em Esperança.




O Grupo cultural QUERO MAIS realizará o 6ª encontro de ala ursas da comunidade São Francisco em Esperança.

O concurso de Ala Ursas é uma realização do Grupo Cultural Quero Mais que tem a frente Marquinhos Pintor uma pessoa que não mede esforços para realizar eventos e colocar a cultura em primeiro plano para as crianças de toda nossa cidade.




A 6ª edição do concurso será realizado neste domingo 03/02/2013 na comunidade São Francisco na Rua Antônio Bezerra nas proximidades da Praça da Televisão as 15:00hs


Os primeiros colocados receberão uma premiação em dinheiro junto com troféus  


Click AQUI e confira fotos do concurso 2011



Casa pega fogo com crianças dentro na Paraíba. Uma morre.



Uma residência foi totalmente consumida por um incêndio na noite dessa segunda-feira (28), no Sítio Tabocas, próximo à localidade de Contendas, na zona rural de Guarabira.

No momento do incêndio estavam três crianças dentro da casa.

Conforme as informações, o casal identificado como Lidiane e João Paulo teria saído da casa e deixados seus filhos sozinhos, quando o menor de 4 anos teria riscado um fósforo e jogado em cima de um litro de gasolina que estaria em cima do guarda-roupa. A informação foi repassada pelo garoto mais velho, que foi salvo por vizinhos junto a o irmão do meio.

Eles foram resgatados pelo telhado da residência.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas que consumiram a fiação elétrica fazendo com que interrompesse a energia elétrica. Os bombeiros fizeram uma busca e encontraram o corpo do garoto identificado como Luis Fernando, embaixo de um sofá, já carbonizado.

Fonte: Portal Independente
http://www.portalindependente.com/noticias/vernoticia.php?cod=1568


Via Twitter - Armando Abílio apela por novos militantes para o PTB


O ex-deputado  Armando Abílio e presidente estadual do PTB, convidou a sociedade paraibana a se filiar ao partido através de seu twitter pessoal nesta segunda-feira (28).

Após a ameaça de vários correligionários também deixarem a legenda, além do ex-presidente do Diretório Municipal do partido, Tavinho Santos, que alegou ter deixado o partido  porque o PTB não tinha mais o espirito de unidade e atrapalharia os seus planos políticos.

No ultimo dia 21, o  ex -vice-presidente Reginaldo Tavares foi empossado como novo dirigente municipal do partido. Veja abaixo na íntegra o print da postagem de Armando Abílio convidando a sociedade paraibana a se filiar ao PTB:



Fonte: PBAgora


Prefeita Interina de Esperança participa do Encontro Nacional com novos prefeitos em Brasília


A prefeita Cristiana Almeida participa durante os dias 28 a 30 de janeiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF), do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável.

O evento tem o objetivo de apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, fará a abertura do evento, às 18h. O Encontro terá cinco auditórios onde ocorrerão palestras das programações principal e paralela, além de oficinas de capacitação e mesas de boas práticas. Também estarão à disposição dos gestores municipais 26 estandes de ministérios e de órgãos com influência direta no cotidiano dos municípios, como por exemplo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Dentro da programação principal, que ocupará os auditórios Master e Planalto, estarão contemplados aqueles ministérios que executam políticas mais descentralizadas e com contato maior com os executivos municipais. Serão discutidas e apresentadas as principais políticas em Educação, Saúde, Economia e Infraestrutura.

No primeiro dia, o destaque será as Políticas voltadas para as Mulheres, bem como o Plano Brasil Maior e Desenvolvimento Local. No segundo dia, com programação mais extensa, serão abordados o Brasil Sem Miséria, o PAC 2, o enfrentamento ao Crack, dentre outros. No último dia, a agenda será voltada para os programas de Prevenção a Desastres Naturais, a programas de Desenvolvimento Rural Sustentável, além do relacionamento entre União e Municípios

Fonte: Secom - PME


Criança de 3 anos sendo tatuada gera revolta na internet



Uma mulher teria levado uma criança de cerca de 3 anos de idade, para ser tatuado em um estúdio. Em um vídeo divulgado na internet, a mulher segura a criança que chora e tanta escapar das agulhadas.

A mulher que fala em espanhol no vídeo teria sido gravado em Havana, em Cuba, afirmou o jornal “Sun”

Fonte: Portal Correio


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Promotoria de Justiça de Esperança recomenda regulamentação do uso de carros oficiais



Os prefeitos de Esperança, Montadas, Areial e São Sebastião de Lagoa de Roça devem regulamentar, em 45 dias, através de ato normativo específico, a utilização e guarda dos veículos que integram as frotas oficiais. O prazo foi estabelecido na recomendação expedida pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Esperança aos novos prefeitos desses quatro municípios.

A recomendação ministerial diz que o ato normativo a ser editado pelos prefeitos também deve prever a utilização de adesivos em ambos os lados dos veículos oficiais com os dizeres “Uso Exclusivo em Serviço”, a proibição de utilização dos veículos nos finais de semana - exceto para atividades de interesse público -, o recolhimento dos veículos nos órgãos públicos (e não em residências particulares durante a noite e nos finais de semana) e o estabelecimento de regras e condutas específicas para a excepcional e motivada utilização dos veículos, além dos limites do município.

O promotor de Justiça do Patrimônio Público da comarca de Esperança, Clístenes Bezerra de Holanda, destacou que a recomendação tem como objetivo preservar os princípios constitucionais da moralidade, impessoalidade e eficiência na administração pública, resguardando-se com isso a probidade administrativa. “Na hipótese de utilização dos veículos oficiais com desvio de finalidade, os gestores responderão judicialmente pela prática de ato de improbidade administrativa”, alertou.

Segundo ele, através de procedimento instaurado na promotoria, identificou-se a necessidade de normatização e uniformização da utilização e guarda dos veículos das frotas oficiais desses municípios, através de dispositivos claros e transparentes como forma de proteção desses bens públicos municipais. Os prefeitos receberam pessoalmente a recomendação ministerial e se comprometeram a cumpri-la.

Fonte: Site do Ministério Publico da Paraíba


Esperança já prepara seu carnaval 2013.



A Prefeitura Municipal de Esperança vai manter a tradição e já prepara a cidade para receber os foliões durante os quatro dias do Carnaval da Esperança, Tradição e Alegria, que acontece de 9 a 12 de fevereiro, com toda uma estrutura da Tradição somada a Modernidade dos Trios Elétricos na avenida.

Segundo a Prefeita Interina Cristiana Almeida, que bateu o martelo para a festa acontecer no último dia 25, a tradição precisa ser mantida pelos seus valores culturais e pela população que espera ansiosamente esta festa todos os anos, além do evento ter ainda o caráter de gerador de emprego e renda e aquecimento da economia do município. Concluiu.

A edição 2013 do Carnaval terá como palco a Rua Manuel Rodrigues de Oliveira, que será transformada no corredor da folia, com decoração, iluminação, palco, segurança, conforte e lazer a população, que terá  um carnaval de muita tranquilidade e alegria.

A exemplo de muitas cidades brasileiras, Esperança mantém viva as festas tradicionais e oficiais do município, e a exemplo do carnaval, valorizando a cultura popular dos Papangús, Bumba-meu-boi, dos índios, do Pereira, além das Escolas de Samba e charangas, que representam sem sombra de dúvida, importantes elementos culturais, que abrilhantam a cada ano, os festejos carnavalescos.

História do Carnaval

O carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. O carnaval de rua manteve suas tradições originais, sobretudo na região Nordeste do Brasil. Tradicionalmente, nas cidades do interior, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Fonte: Secom – PME