sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O sucesso do momento - Cantora Thaíse Porto participa de programa na BanFm em Esperança.



A cantora Thaíse Porto que está lançando seu CD ''Ideal'' o primeiro trabalho da cantora e que já é sucesso na cidade de Esperança - PB e região. Participou na tarde desta quinta-feira do programa Mundo Jovem que tem a frente o jovem Joelmir Ribeiro.

 A cantora estava acompanhada com o cantor, compositor e produtor Tony Dumond. O apresentador do programa ficou encantado com o talento da jovem cantora “Thaíse éuma menina carismática, linda, que canta muito bem e que possui um estilo contagiante, resumindo: uma garota simplesmente espetacular” falou Joelmir ao Andrade Noticias


Durante o programa Thaíse contou um pouco da sua trajetória como também do seu trabalho, que além de ser muito bem produzido com direito a doze faixas tem algumas faixas de sua autoria, o CD tem um estilo que agrada a todos no geral. Foram registradas centenas de participações entre ligações no AR, torpedos e dezenas de participações pelas redes sociais.

O CD “Ideal” começou a ser produzido desde o inicio de Março deste ano e teve o cantor Marcus Viana como um dos produtores e em uma das faixas na música que dá título ao álbum ele fez uma participação. Uma parceria que ajudou muito a cantora e que somou conhecimentos e lhe proporcionou novos aprendizados e novas experiências.

“O Marcus Viana me ajudou muito, me orientou, foi uma luz mesmo na minha caminhada, ele me passou muita sabedoria e segurança, assim como toda a equipe. Fui bem recebida por grandes profissionais do Estúdio Máquina, o mesmo do Skank . Tudo isso me faz começar pra valer com o pé direito, com esperança dobrada  e com vontade de alavancar para o trabalho com um esse sonho quentinho, que pra mim é mesmo o ideal”. Enfatizou a cantora.

A música de divulgação desse trabalho é “Ser feliz”, o vídeo clipe lançado nas últimas semanas já ultrapassa a marca de cinco mil visualizações. Mostrando que a divulgação já tem aceitação e faz um prenúncio para o lançamento oficial em um show em grande estilo.

Perguntada sobre o público, Thaíse Porto disse que é bem diversificado, de todas as idades. “O estilo é mais jovem, uma música mais pop, mas as crianças vêm me conhecer, falar comigo, querem o CD. É muito gostoso ver também idosos vir me abraçar, dizer que ouviram o CD e gostaram e desejam êxito na minha carreira. Isso me deixa muito mais feliz”. Disse ela vísivelmente emocionada.

Ela falou que está mergulhada na divulgação e o mais breve possível, fará um lançamento e uma turnê bacana de shows. “Espero que o público seja sensível a este trabalho que está lindo e foi feito com muito carinho, adquira logo mais o CD “Ideal” original e venha aos shows que estamos preparando”. Finalizou.

Thaíse Porto é natural da cidade de Esperança, mas desde os seus 15 anos mora em Alagoa Nova. Ela canta desde bem pequena, já participou de festivais e eventos musicais na região, foi integrante do Grupo musical Batterflay. No Projeto Seis e Meia, do Teatro Municipal Severino Cabral de Campina Grande, ela fez ano passado a abertura do Show do cantor Renato Braz. Atualmente ela canta em barzinhos da cidade de Campina Grande. Uma agenda de Jornal, Rádio e TV já está sendo marcada para a cantora divulgar seu primeiro trabalho e ficar mais próxima do público.

Redação com Informações do site Alagoa Nova Já


Espaço Turismo lança promoção imperdível para a Semana Santa



Ônibus ida e volta partindo de Campina Grande
 + 2 noites de hospedagem com café da manhã + guia.

Faça-nos uma visita e confira essa e varias outras promoções com precinhos exclusivos especialmente para você.

Espaço Turismo – Vendendo passagens realizando sonhos!


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seca no Nordeste é a pior das últimas décadas, alerta senador paraibano.

Foto:Reprodução Internet

Primeiro a discursar em Plenário nesta quarta-feira (28), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) afirmou que a seca que atinge a Região Nordeste é uma das piores dos últimos 40 anos. Ele clamou por ações rápidas e eficientes dos governantes nos mais de 1.200 municípios que já declararam estado de emergência.

O senador disse que a seca, principalmente no semiárido brasileiro, acontece com frequência desde o século 16, com medidas governamentais sendo adotadas desde a época do Brasil imperial. Para Cícero Lucena, “não há mais espaço para soluções paliativas”. Ele pediu ao governo federal a adoção de medidas concretas e definitivas para que os nordestinos consigam sobreviver à estiagem.

Ele cobrou ações de órgãos como a Secretaria de Direitos Humanos e da Unesco frente à “dura, cruel e triste” situação dos que sofrem os efeitos da seca. “A sede não espera. Onde estão os organismos internacionais que tanto se preocupam com outras questões? Onde estão os direitos humanos?”, indagou.



O senador disse que os produtores rurais da região tiveram enormes perdas com a seca e necessitam de linhas de crédito especiais, anistias e renegociação de dívidas para que possam retomar as plantações e impedir que o gado morra de sede.

Apesar de lamentar que as obras de transposição do Rio São Francisco “estejam abandonadas”, Cícero Lucena comemorou a instalação, nesta quarta-feira, da Comissão Especial Externa do Senado para acompanhar o andamento das obras.

Autor do requerimento de criação da Comissão, o senador elogiou a boa disposição de seu presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e do relator, senador Humberto Costa (PT-PE), além de saudar o plano de trabalho apresentado.


Fonte: PBAcontece


Do Portal Correio - Vídeo mostra homem algemado sendo morto dentro de uma viatura da PM na Paraíba.



O Comando Geral da Polícia Militar divulgou nota comunicando que arma utilizada para matar o jovem e a viatura onde ele foi morto foram recolhidos para a perícia.

O vídeo postado no canal Youtube mostra o momento em que a Polícia Militar da Paraíba prende um homem e o executa dentro de uma viatura da PM. O caso ocorreu no último domingo (25), no distrito de Cajá, no município de Caldas Brandão, no Agreste paraibano.

As imagens mostram a ação da polícia para coibir a imprudência de diversos jovens utilizando motos e carros na principal avenida da cidade. Gritos e correria das pessoas também integram a cena. Durante pouco mais de dois minutos é possível ouvir os disparos efetuados pela PM em José Almeida Neto, 27 anos, que estava algemado na mala do carro. Ele morreu antes de receber atendimento médico.

À época, o tenente Coronel Linhares, comandante da Polícia Militar em Itabaiana, revelou que José Almeida morreu após pegar uma metralhadora que estava no banco traseiro da viatura e efetuar disparos contra a guarnição.

O Comando Geral da Polícia Militar divulgou nota comunicando que arma utilizada para matar o jovem e a viatura onde ele foi morto foram recolhidos para a perícia.

Click AQUI e assista o vídeo

Fonte: Portal Correio


Prefeitura de Esperança divulga programação oficial do aniversário da cidade



Esporte e Cultura marcam as comemorações dos 87 anos de emancipação política do munícipio de Esperança. A programação acaba de ser divulgada pela Prefeitura e tem novidades em relação ao ano passado. O destaque, sem dúvida, é o torneio quadrangular de campo entre os times Decorama, Boa Safra, Galatasaray e Hopy City

A abertura da programação do aniversário da cidade se dará com uma alvorada cívica seguida por uma grande girândola anunciando os 87 anos de emancipação. Na ocasião haverá também uma Missa solene presidida pelo pároco da Cidade Pe. Romualdo Vieira de Lima e concelebrada pelo Pe. João de Deus Lyra na Igreja Matriz da cidade.

Terminada a Missa acontecerá o hasteamento solene dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal na Praça da Cultura tendo em seguida uma Retreta pelas ruas da cidade – com as Bandas: “Filarmônica 1º de Dezembro” e a “Fanfarra Simples Severino Ramos Pereira”.
Para o prefeito Nobinho Almeida esta é uma data solene e se reveste de uma importância muito grande, “Foram momentos de luta, vitórias, conquistas e projetos que fizeram com que a pequena vila de Esperança se transformasse nesta grande cidade empreendedora que merece o amor de todos nós” afirmou.

Inaugurações:

Além da Programação religiosa acontecerá também na Secretaria de Educação e Cultura a inauguração dos Projetos Pedagógicos do Pacto Social pelo Desenvolvimento da Educação – Uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal contemplando a cidade com uma brinquedoteca municipal, e os projetos: Circo na Escola, Música na Escola, Mãe Artesã e Cine Educação.

A segunda inauguração será do aparelho de Raio X do Hospital Municipal Dr. Manuel Cabral adquirido em parceria da Prefeitura Municipal de Esperança com o Pacto social pelo desenvolvimento da Paraíba.

Confira a Programação:

05h00 - Alvorada Cívica

07h00 – Girândola Anunciando o Aniversário de 87 anos do Munícipio de Esperança

07h30 - Quadrangular de Futebol de Campo entre as Equipes: Decorama, Boa Safra, Galatasaray e Hopy City no Campo da Rodoviária

08h300 – Missa em ação de Graças pelo 87º Aniversário de Emancipação Política de Esperança - Igreja Matriz

09h30 – Hasteamento Solene dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal na Praça da Cultura.

10h00 – Retreta pelas principais Ruas da Cidade de Esperança com a Banda Filarmônica 1º de Dezembro

10h30 - Inauguração do Projeto Pacto Social pelo Desenvolvimento da Educação

11h30 – Inauguração do novo aparelho de Raio X do Hospital Municipal de Esperança. 


Fonte:Secom - PME






quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Uma em cada dez jovens atendidas no SUS tem doença transmitida pelo sexo.

DST pode ser assintomática em até 80% das mulheres e em 50% dos homens.

Um estudo nacional mostra que 9,8% das pacientes jovens atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) apresentaram infecção por clamídia.

O problema é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode infectar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o bebê na passagem pelo canal do parto.


A infecção atinge especialmente a uretra e órgãos genitais, mas também pode atingir a região anal, a faringe e ser responsável por doenças pulmonares. Se não tratada, é uma das causas da infertilidade masculina e feminina, e pode aumentar de três a seis vezes o risco da infecção pelo HIV.

A pesquisa ouviu ao todo 2.071 jovens, entre 15 e 24 anos de idade, atendidos em unidades do SUS nas cinco regiões brasileira. O levantamento foi feito pelo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, unidade da Secretaria de Estado da Saúde na capital paulista.

O médico Valdir Monteiro Pinto, coordenador do estudo no CRT/DST-Aids, comentou os resultados.

- A mulher infectada pela Chlamyda trachomatis durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. Nos casos de transmissão vertical, na hora do parto, o recém-nascido corre o risco de desenvolver um tipo de conjuntivite e pneumonia.

Ele alerta que a infecção pode ser assintomática em até 80% das mulheres e em 50% dos homens. Quando os sintomas aparecem, podem ser parecidos nos dois sexos: dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções, presença de secreção fluida.

As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual, dor às relações sexuais, dor no baixo ventre e doença inflamatória pélvica.

Não existe vacina contra a clamídia. A única forma de prevenir a transmissão da bactéria é o sexo seguro com o uso de preservativos. Uma vez instalada a infecção, o tratamento deve ser realizado com o uso de antibióticos específicos e deve incluir o tratamento do parceiro ou parceira para garantir a cura e evitar a reinfecção.

A prevalência de clamídia entre as jovens avaliadas foi de 9,8%, sendo que 4% delas também tiveram resultado positivo para infecção por gonorreia.



Fonte:R7
http://noticias.r7.com/saude/noticias/uma-em-cada-dez-jovens-atendidas-no-sus-tem-doenca-transmitida-pelo-sexo-20111027.html

Tecnologia da Tendência



As inovações científicas não trazem apenas facilidade para a vida moderna. Elas revolucionam o próprio modus vivendi. E não estamos falando de equipamentos inolvidáveis ou coisas totalmente fora do comum. Trata-se, na verdade, de pequenas ferramentas do dia a dia como celulares, scaners, ipads e GPS's.

A tendência hoje é que todos tenham acesso a essas novas mídias e haja uma enorme interação entre os meios de comunicação.

Uma outra mudança que experimentamos em pleno Século XXI e o exercício do labor caseiro (home office). Mais a mais pessoas tem aderido a essa nova concepção de trabalho. O escritório vai no bolso em palm tops, e também nos notbooks e smartphones. Tablets são uma opção a parte para jovens e estudantes para oferecerem  uma navegação possível.

Em contrapartida, a atividade de impressão vem perdendo espaço. A sustentabilidade diminui a utilização do papel e aumenta a criptografia de documentos. A própria assinatura digital já é uma realização em muitas instituições.

Com efeito, esse “boom” tecnológico terá pouca influência nos valores morais da sociedade. Adjetivos como honestidade, sinceridade, presteza e respeito ao próximo serão sempre bem vindos em todas as relações, inclusive nas virtuais.

Rau Ferreira

Aposentados e Pensionistas recebem salários do mês de novembro nesta sexta-feira 30/11.



A Prefeitura de Esperança, através do FUNPREVE, anunciou na manhã desta quarta-feira (28) que o pagamento dos aposentados e pensionistas será efetuado nesta sexta-feira (30/11).

A entrega dos contra chegues será realizado na quinta feira por conta do feriado nas repartições publicas municipais conforme decreto de número 1655/2012. E na manhã da sexta-feira o dinheiro estará disponível nas contas dos servidores.

A Prefeitura de Esperança realiza o pagamento dos inativos sempre dentro do mês fato este, que acontece desde o inicio da gestão, priorizando aqueles que contribuíram no desenvolvimento de nosso Município.

Maiores Informações: (83) 3361 - 2090

Gestão Esperança de todos - O Trabalho Não Pode parar!





Dupla que planejava homicídio é presa na cidade de Remígio; um deles é acusado de 8 mortes


Foto: Ilustrativa ( Reprodução Internet )

Preso dupla na cidade de Remígio, no brejo paraibano, com dois revólveres que planejam executar um inimigo.

Por volta do meio dia desta sexta-feira, 23, policiais da Força Tática de Esperança do 10º BPM visualizaram dois indivíduos numa moto preta e sem os mesmos perceberem, os policiais deram meia volta e abordaram os dois indivíduos rapidamente, após uma revista pessoal verificou-se que estavam portando dois revolveres calibre .38 e ao serem solicitados a apresentar os documentos um dos indivíduos apresentou o documento do irmão já falecido. Após verificar nos sistemas policiais foi constatado que ambos possuem processo.

O primeiro de camisa azul na foto, é Erianaldo Quinto da Silva, mas conhecido por PERUCA, com 22 anos, o qual cumpriu cinco meses de prisão por Associação para o Tráfico, prisão realizada na época pelo atual Delegado Regional João Joaldo.

O segundo e mais perigoso de camisa branca na foto, se trata de TIAGO DANTAS DA SILVA, de 25 anos, mas conhecido por TIAGO CABEÇÃO, o qual afirmou categoricamente que responde processo pela morte de mais de oito indivíduos pelas cidades do sertão, como Itabaiana, Santa Luzia, sendo esses os quais que ele responde; Afirmou que matou e mata qualquer um que mexesse com ele, e estava com aqueles revolveres porque estava procurando um rapaz que teria ameaçado na noite anterior e o mesmo não queria deixar ele impune.

Tiago informou  que já foi condenado a mais de 26 anos de cadeia vindo a cumprir oito anos no Presídio do Serrotão, e após conseguir o albergue para de ir vindo a está atualmente um ano foragido; Informou também que depois disso passou um tempo na cidade de Lagoa Seca, e deixou escapar que havia matado um na cidade de Lagoa de Roça e que estava em Remígio a aproximadamente 4 meses trabalhando como tatuador profissional já que exercesse essa profissão a mais de 12 anos tendo clientes até de João Pessoa e cobrando até R$300, 00 pelo serviço. Após a confecção do flagrante ambos foram conduzidos para cadeia pública de Remígio, onde Tiago aguardará a sua transferência para o Serrotão e Erianaldo ficará a disposição da justiça local.

As investigações continuará após a conclusão do inquérito pela Delegacia de Homicídios de Campina Grande, já que segundo informações o pessoal daquela delegacia já estava a procura de Tiago.

No início da noite, o Delegado Lamartine Lacerda, titular da Delegacia de Remígio cedeu entrevista para a Tv Paraiba com relação ao caso.

Fonte: Brejo.com
http://brejo.com/2012/11/24/presa-dupla-que-planejava-homicidio-no-brejo-um-deles-e-acusado-de-8-mortes/



Do G1 Paraíba - Número de mortes por dengue neste ano na PB já é superior ao de 2011



Foram registradas 10 mortes em 2012 pela Secretaria de Estado da Saúde. 
Em 2011, a Secretaria da Saúde contabilizou nove mortes pela doença.


Dez pessoas morreram este ano na Paraíba vítimas da dengue. O número de casos registrados neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) já é superior ao de 2011, quando foram nove mortes por dengue. De janeiro até 24 de novembro, foram notificados 11.314 casos da doença em 182 municípios paraibanos.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, o caso mais recente foi registrado em Sapé, na Mata paraibana. As demais mortes pela doença ocorreram em João Pessoa (6 casos), Bayeux (1), Itabaiana (1) e Patos (1). "Avaliamos que é necessário fortalecer além do trabalho preventivo", Talita explicou que o diagnóstico correto pode evitar as mortes pela doença. 

A Secretaria da Saúde orientou que todo paciente que apresente febre com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dores de cabeça, ao redor do globo ocular, nas articulações, musculares, ou ainda manchas avermelhadas na pele, associados ou não à presença de hemorragias, é um caso suspeito de dengue e deverá ser abordado como tal. A notificação deve ser feita pela assistência e solicitados exames (NS1 ou sorologia) de acordo com a data inicial dos sintomas.

Dos 11.314 casos, 2.482 foram descartados, 6.246 classificados como dengue clássica e os demais estão sendo investigados. O município de João Pessoa registrou o maior número de notificações, totalizando 4.554 casos. Já em Cabedelo foram 1.528 casos, Patos (486 casos), Bayeux (264 casos), Guarabira (235 casos), Catolé do Rocha (186 casos), Sousa (161 casos), Vista Serrana (160 casos), Uiraúna (158 casos) e Esperança (154 casos) com os maiores números de notificações.

Dos 223 municípios paraibanos, 40 (17,93%) continuam sem registro de casos de dengue. São eles: Algodão de Jandaíra, Amparo, Barra de São Miguel, Belém do Brejo do Cruz, Boa Ventura, Bom Jesus, Borborema, Cajazeirinhas, Capim, Carrapateira, Coxixola, Curral de Cima, Curral Velho, Frei Martinho, Ibiara, Junco do Seridó, Livramento, Marcação, Monte Horebe, Mulungu, Nova Floresta, Ouro Velho, Pedro Régio, Pilões, Puxinanã, Riacho de Santo Antônio, Riacho do Poço, Santa Helena, São Bento de Pombal, São Domingos de Pombal, São Domingos do Cariri, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José dos Cordeiros, Seridó, Serraria, Sossego, Tacima, Triunfo e Umbuzeiro.

Algumas mortes


Foram registradas dez mortes por dengue na Paraíba neste ano. A primeira morte por dengue hemorrágica registrada neste ano na Paraíba foi de uma idosa de 64 anos de Itabaiana, no Agreste paraibano, em março. O caso só foi divulgado em abril deste ano. A Secretaria de Saúde do município confirmou que pelos resultados dos exames e do atestado de óbito a mulher foi vítima da dengue tipo 4.

Em abril, uma menina de 7 anos morreu em Patos, a 307km de João Pessoa. Ela deu entrada no Hospital Infantil de Patos no dia 14 de abril e foi internada na área de urgência e emergência da unidade. Segundo o diretor técnico da instituição, Almir Soares Cavalcante, a menina apresentava os sintomas de dor abdominal, vômito, falta de ar e desconforto respiratório. O quadro se agravou na manhã dia 15 de abril, quando ela passou a ter taquicardia e foi encaminhada à UTI Infantil. A menina morreu às 4h do dia 16 de abril. Em João Pessoa foram registrados seis casos. Sendo um deles o de uma idosa de 97 anos e um outro de um jovem de 19 anos.

Segundo Talita Tavares, os sinais de dengue devem ser observados desde os primeiros sintomas, pois são os cuidados iniciais que ajudam a salvar vidas. “Qualquer pessoa que apresente pelos menos dois sintomas como febre alta, dor de cabeça, manchas e erupções na pele, dor no corpo e nas articulações, associados ou não à presença de hemorragias, é um caso suspeito de dengue e deverá ser abordado como tal. Os sinais de alerta devem ser observados e deverá ser dada a assistência oportuna a partir dos primeiros sintomas, evitando assim o agravamento dos casos”, disse.

Do G1 Paraíba 


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vai viajar neste final de ano? – A agência de Viagens “Espaço Turismo” é sua melhor opção na cidade de Esperança e região.



A Espaço Turismo a melhor agência de Viagens e Turismo da cidade de Esperança e região, tem pacotes especiais para esse final de ano! Uma agência preparada para atender a necessidade dos seus clientes, trazendo comodidade, conforto, segurança e a maior facilidade na forma de pagamento.

A Espaço Turismo dispõe de passagens aéreas para qualquer lugar do mundo, reservas de hotéis e locação de veículos.

Temos também pacotes nacionais e internacionais com parcelamento em até 10 x sem juros.

Convidamos você para conhecer as instalações e serviços da Espaço Turismo e conferir promoções com preços incríveis.

E desde já torná-lo cliente Vip.

Será um prazer recebê-lo!!!

Nosso endereço fica na: Rua Manoel Rodrigues
 Galeria Esperança Trade Center – Sala 20.
Fones (083) 3361-3546 / 9133-8523
Contato: Gracinha

Homens em motos invadem cidade de Puxinanã e explodem agência do Banco.


Foto:PortalCorreio

A Polícia Militar da Paraíba registrou na madrugada desta terça-feira (27), uma explosão a agência do Banco Bradesco, na cidade de Puxinanã, localizada no Agreste paraibano. 

De acordo com a PM de Campina Grande, moradores da cidade informaram que, por volta das 3h20, seis homens armados chegaram em três motos, arrombaram a porta principal do banco, montaram os explosivos e detonaram a agência.

Em poucos minutos, a quadrilha levou o dinheiro existente na agência e durante a fuga, os assaltantes se dividiram e fugiram parte com destino a cidade de Montadas e Distrito de São José da Mata.

Peritos da Polícia Civil vão analisar para saber se o circuito interno de câmeras filmou a ação da quadrilha. O banco não possui alarme.

Fonte:Portal Correio

Vídeo mostra motorista escapando de acidente impressionante na Rússia



Acidente ocorreu após carreta fazer conversão perigosa.
Vídeo com a cena foi publicada no site YouTube assista o vídeo acima.


Um vídeo publicado na internet mostra um motorista de caminhão escapando ileso de um acidente impressionante na Rússia.

Após uma carreta fazer uma conversão perigosa, o motorista que vinha em direção contrária bate na traseira da carreta. No entanto, em vez de se machucar, o condutor acabou saltando pelo para-brisa do veículo aparentemente sem ferimentos.

G1


Por Rau Ferreira - Momento de Reflexão



Existem pessoas que são invisíveis. Passam despercebidas na maioria das vezes. Estão nas casas, nas praças e ninguém lhes dá atenção. Um dia foram poderosas, inteligentes, rápidas e capazes. Hoje vencidas pelo tempo, precisam aprender coisas novas e se adaptarem a uma série de novidades.

Você que é jovem e despreza o velho, não faz ideia de como tudo acontece muito rápido e quando damos conta, caminhamos a passos lentos, atropelamos as palavras e esquecemos a maioria delas.

Por isso respeite o cidadão idoso. Eles construíram o progresso da nação e todas as facilidades que você tem hoje. Eles são responsáveis pelo seu sucesso, pela sua saúde e o Camaro que você ostenta.

Não se esqueça que o passado será o seu futuro também.
Para sua reflexão, deixo estes versos de minha autoria.

O velho e o novo

Não vejo mais a luz da alegria,
Nem sinto o gosto da comida;
Não faço mais o que fazia,
Não escuto um só bom dia.

Ontem quando eu queria
A dificuldade era vencida
A resposta eu conhecia:
Era a pessoa mais querida.

Hoje a esperança é tardia
E a vontade esquecida;
Meus passos na sala vazia
Dão passos que não queria.

Pelo menos controlo a ânsia
E do coração conto a batida
Que jovem não conseguia
Passava assim despercebida.

Antes tudo para mim se abria
Solitário, hoje amargo a vida
No finalzinho da melodia
Com Deus e a Ave-maria.

Rau Ferreira



Governo da Paraíba fará mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai realizar o Plano de Mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro. Está prevista a distribuição de preservativos e gel lubrificante; medicamentos e ainda a realização de 10 mil testes rápidos de HIV,  Sífilis e Hepatites B e C por todo estado. Para estes exames, serão priorizados os grupos indígenas; quilombolas; ciganos; as pessoas privadas de liberdade e os freqüentadores de religiões afros. Todo esse trabalho ocorre em parceria com os municípios e a sociedade civil organizada, por meio das instituições que trabalham com o tema.

O plano foi anunciado nesta segunda-feira (26) pela técnica da Gerência Operacional das DST/Aids/Hepatites Virais da SES, Bernadete Moreira de Moura, durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa, no plenário José Mariz, para debater “A epidemia da Aids/HIV, no Estado e suas interfaces e assistência às pessoas que convivem com a doença”, solicitada pelo deputado estadual Frei Anastácio. “Em 2012, foram notificados 426 novos casos na Paraíba”, disse o parlamentar justificando sua solicitação. Além dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, compareceram representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) que trabalham com o tema.

Foi mostrada ainda a campanha publicitária da Secretaria de Estado da Saúde para o ano de 2013, cujo tema é “Sem Aids é mais gostoso!”. Um dos cartazes faz a seguinte afirmação: “Você pode transar sem culpa, sem preocupação ou sem medo. Só não pode transar sem camisinha!”

Bernadete Moreira apresentou ainda os dados da Aids no Estado, onde os municípios com maior incidência (69,3% dos casos) registraram, entre os anos de 2007 a 2012, 1.953 casos. João Pessoa concentra o maior número de ocorrências, com 688 casos; seguida de Campina Grande, com 149; Santa Rita com 127; Bayeux com 100 e Patos com 58 casos da doença. O sexo predominante ainda é o masculino e a idade varia entre 20 a 59 anos.

O representante do Fórum LGBT/Aids, Luciano Vieira, manifestou a preocupação com o aumento da doença entre os jovens, faixa etária que está iniciando a vida sexual e que, segundo ele, não há uma preocupação com o uso dos preservativos. Ele falou da importância de se pensar numa política de educação voltada para as escolas, na qual seriam trabalhados temas como sexualidade e preconceitos, evitando problemas futuros, a exemplo de gravidez indesejada, violência sexual e outros.

Secom - PB


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prefeito de Esperança decreta Ponto Facultativo.



O prefeito Nobinho Almeida, assinou nesta segunda-feira 26, o decreto número 1655/2012, antecipando as feiras livres e decretando ponto facultativo nos dias 30 e 7 de Dezembro.

A antecipação da Feira livre se dará em virtude do Aniversário de Esperança e do Feriado Estadual de Nossa Senhora da Conceição.

O ponto facultativo valerá para todos os órgãos públicos do Poder Executivo Municipal.

Já os serviços considerados essenciais estarão funcionando como forma de garantir a continuidade dos atendimentos nesses setores.

Esperança foi emancipada em 1º de Dezembro de 1925 desmembrando-se de Alagoa Nova, como dizia o poeta Silvino Olavo, “Esperança era grande desde pequenina”, tal frase se deu pelo seu comércio desenvolvido e hoje é considerada a 11ª economia do Estado.

Fonte: Secom - PME 


Paraíba terá dois abatedouros de avicultura alternativa até janeiro de 2013


Foto: Meramente Ilustrativa ( Reprodução Internet)

Cerca de 400 famílias de avicultores alternativos na Paraíba receberão os dois primeiros abatedouros do Estado até janeiro de 2013. Um deles começou a ser construído na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste, e o outro em Monteiro, no Cariri. Os principais objetivos são selar o produto paraibano com qualificação de inspetoria federal e estadual e abrir portas para o mercado privado.

O primeiro abatedouro, na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, manterá ativo o segmento com 100 famílias produtoras de três associações. “Apesar desse número cadastrado, outra quantidade de avicultores também usarão o abatedouro, o que pode aumentar bastante a produção no Estado para os supermercados que aqui atuam, por exemplo. As capacitações para o uso do equipamento começam este mês”, anunciou a gestora do projeto Avicultura Alternativa do Sebrae Paraíba, Andrea Xavier.

Já o outro abatedouro, em Monteiro, atenderá a cerca de 300 famílias avicultoras no território. São cinco associações que atuam na atividade, espalhadas por Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Zabelê e Prata. Segundo a gestora do programa Territórios da Cidadania no Cariri, Maria Madalena Andrade, um conselho de inspeção federal está construindo um planejamento estratégico para que os envolvidos se capacitem e desenvolvam a gerência do negócio.

“Contratamos um consultor sênior que está acompanhando o projeto, fazendo o planejamento, inclusive com marketing. Nosso parceiro, a Aval – Associação de Avicultura de Monteiro, está nos apoiando, entrando com consultoria empresarial sobre a gestão do abatedouro. Não será mais um ‘elefante branco’ no território, terá gestão coletiva e será funcional para todos”, garantiu Madalena.

Negócios - A Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (Copaf), que ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios este ano, na categoria negócios coletivos, será uma das beneficiadas  com o abatedouro. A premiada foi a presidente da Copaf, Maria Nazaré dos Santos Barbosa. Ela disse que as cooperadas já vendem para supermercados como os da rede Wallmart, mas apenas ovos. “Ampliaremos nosso negócio com a carne que terá a marca Sou Caipira”, disse.

A Copaf também será capacitada com o projeto do abatedouro de Lagoa de Roça. Agora os cooperados estão em processo de agregar mais associações e aumentar as famílias cooperadas. De 26 a 30 deste mês, haverá na cidade uma capacitação do Sebrae sobre formação de preço de vendas e outras informações sobre gestão que serão úteis para todos os avicultores.

Fonte:PBAgora



Sancionada lei que obriga SUS a tratar pacientes com câncer em até 60 dias



Segundo a norma, o prazo passa a ser contado a partir do diagnóstico. Pacientes que precisarem também devem ter acesso gratuito a analgésicos.

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que estabelece o prazo máximo de 60 dias, contados na data do diagnóstico, para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema único de Saúde (SUS). Esse prazo pode ser menor conforme a necessidade terapêutica do paciente. A decisão foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU) e a norma deverá entrar em vigor em 180 dias.

Segundo a nova lei, considera-se iniciado o tratamento somente com a realização de intervenção cirúrgica, radioterápica ou quimioterápica, de acordo com a indicação para o caso.

 O texto, que foi aprovado pelo Senado em outubro, ainda prevê o acesso "gratuito e privilegiado" a analgésicos, derivados de ópio — como a morfina, por exemplo — para os portadores de câncer que estejam sofrendo dores.

Além disso, os estados devem dispor de instalação de serviços especializados em oncologia, de modo que áreas não contempladas passem a ter acesso a esses serviços. O descumprimento será punido com penalidades administrativas.

Fonte: Veja.com


Violência doméstica motivou 32% dos homicídios de mulheres na Paraíba.



Em segundo lugar, ficam os crimes relacionados ao tráfico, com 31%.
Campanha contra violência tem apoio da Rede Paraíba de Comunicação.


Das 121 mulheres assassinadas na Paraíba de janeiro a outubro de 2012, 32% foram mortas em decorrência da violência doméstica e sexual. Os dados são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Seds). Em segundo lugar, quase se igualando ao primeiro, ficam os crimes relacionados ao tráfico de drogas, responsáveis por 31% dos homicídios.

Até 10 de dezembro, o Governo da Paraíba, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Secretaria de Comunicação (Secom), realiza uma campanha de combate à violência contra a mulher em parceria com a Rede Paraíba de Comunicação. A campanha “Violência contra a mulher. Denuncie. Você não está sozinha” acontece em 16 dias alusivos ao dia 25 de novembro, quando é celebrado o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
A lista segue com vingança, motivo para 16% das mortes, e latrocínio, por 2%. Ainda de acordo com os dados da Seds, 18% dos homicídios não tiveram causa identificada.

O balanço ainda identificou que esse tipo de crime na Paraíba acontece mais contra mulheres jovens, faixa etária que registrou 34 casos, e adultas, com 20 casos.

Fonte:G1Paraíba


Do Jornal da Paraíba - Salários de vereadores somam R$ 5,5 milhões na PB


Foto:Reprodução Internet

Despesa mensal com vencimentos de parlamentares 
almentará para R$ 634 milhões em 2013.

Um trabalhador assalariado recebe R$ 622,00 por mês para desempenhar suas funções por 48 horas semanais. Enquanto isso, um vereador, que geralmente comparece semanalmente na Câmara Municipal de sua cidade duas vezes por semana, recebe em média R$ 3 mil para atuar como parlamentar mirim. De acordo com dados do Sagres, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TRE-PB), referente a agosto deste ano, o gasto mensal para pagamento dos 2.035 vereadores do Estado é de R$ 5,503 milhões. Para 2013, com o aumento na quantidade de vereadores, a projeção já é de gasto mensal de R$ 6,34 milhões, desconsiderando ainda os reajustes salariais que deverão ser aprovados até o final desta legislatura.

O aumento de quase R$ 839.148,00, representando 15,24%, leva em consideração apenas o aumento no número de vereadores que foi aprovado para o próximo ano, no total de 2.185, tendo em vista os 150 a mais para 2013. Ou seja, sem contar os novos salários dos vereadores para 2013, que ainda estão em fase de apreciação na maioria das Câmara Municipais da Paraíba. 

De acordo com a Constituição Federal de 1988, nos municípios com mais de 500 mil habitantes, o subsídio máximo dos vereadores deve corresponder a 75% do recebido pelos deputados estaduais. Na Paraíba, um deputado ganha R$ 20 mil. A Constituição prevê ainda que o total dispensado com a remuneração dos vereadores não pode ultrapassar o montante de 5% da receita do município.

Primeira colocada no ranking das Câmaras Municipais que melhor remuneram seus vereadores, a Câmara de João Pessoa já aprovou o reajuste para os 27 vereadores que assumem no dia 1º de janeiro. O salário, que atualmente tem uma média de R$ 9.500, conforme a prestação de contas ao Sagres referente a agosto, aumentará em 2013 para R$ 15 mil (61%), segundo a lei nº 12.404/2012, assinada pelo prefeito Luciano Agra (sem partido) e publicada no Semanário Oficial do Município na edição de 22 a 28 de julho. Já para o presidente da Câmara Municipal da capital, o valor do subsídio passa a R$ 19.500.

Além do aumento dos salários, a Câmara de João Pessoa aumentou também o número de parlamentares, de 21 para 27 vereadores. Com isso, os gastos com o pagamento dos salários da bancada mais enrobustecida vai elevar de R$ 199.530,00 para R$ 405.000,00 (49% a mais do que em 2012).

Fonte: Angélica Nunes - Jornal da Paraíba


sábado, 24 de novembro de 2012

Blog Historia Esperancense: Nota



Recebemos do amigo Rau Ferreira – Editor do Blog HE – a seguinte nota, dando conta de alguns problemas técnicos:

“Caro Jean Andrade,

Gostaria de informar aos nossos leitores que estamos enfrentando algumas dificuldades técnicas, pois muitas de nossas postagens não estão visualizando as imagens. Com efeito, os arquivos sumiram de nossas pastas e ainda não sabemos até que ponto isto compromete a funcionabilidade do nosso portal.

Solicitamos a todos que tenha fotos salvas do nosso blog que envie para o correio eletrônico do AN (jeanclaudioandrade77@hotmail.com) ou do HE (historiaesperancense@gmail.com) que estará contribuindo grandemente com o resgate da nossa memória.

Att.
Rau Ferreira”.

De fato, havíamos percebido que algo estava errado no blog do amigo Rau, o que agora ficou devidamente explicado. E quem quiser e pude nos ajudar, envie fotos e matérias para os e-mails acima.

Equipe do AN com Blog HE


Aids:Estado da Paraíba tem 2ª menor taxa do País.



Entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). Isso significa que um em cada quatro brasileiros (25,5%) infectados desconhece sua situação de risco.

A Paraíba é o 2º  em número de casos, com uma taxa de incidência de 10.4 por 100 mil habitantes. Este ano foram registrados 426 novos casos no Estado.

O levantamento mostra que a incidência da aids no País, em 2011, foi 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo período, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença – a maioria nos grandes centros urbanos.

Enquanto o Sudeste apresenta redução na taxa de incidência de 27,5, em 2002, para 21, em 2011, as regiões Sul, Norte e Nordeste registraram tendência de aumento de casos. No Centro-Oeste, a epidemia é considerada estável.

Segundo o balanço, o coeficiente nacional de mortalidade caiu de 6,3 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2000, para 5,6, em 2011. Na última década, o País apresentou uma média de 11.300 mortes por ano provocadas pela aids.

Outro dado de destaque trata do acesso de gestantes ao teste rápido de diagnóstico durante o pré-natal. Em 2004, a cobertura era 63%, e passou para 84% no ano passado.
Atualmente, 217 mil brasileiros com o vírus HIV estão em tratamento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que o País registra forte adesão à terapia antirretroviral, pois mais de 70% dos pacientes apresentam carga viral indetectável após seis meses de tratamento.

Em 2006, 32% dos pacientes soropositivos chegavam ao serviço de saúde com contagem das células CD4 superior a 500 por milímetros cúbicos (mm³), indicativo de que o sistema imunológico ainda não está comprometido. Em 2010, o percentual subiu para 37%.

Ainda assim, a estimativa do governo brasileiro é que 30% dos infectados chegam ao serviço de saúde tardiamente. Por esta razão, a campanha deste ano pretende mobilizar estados, municípios e a sociedade civil, até o próximo dia 1º.

Durante os próximos dez dias, as pessoas que desejarem saber se têm o vírus devem procurar as unidades da rede pública de saúde e os centros de Testagem e Aconselhamento.

A campanha visa alertar a população, mas com enfoque nos grupos em situação de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens, travestis e profissionais do sexo. O governo também quer incentivar profissionais de saúde a recomendar o teste, independente de gênero, orientação sexual ou comportamento.


Símbolos do Natal em Esperança



Natal época de concórdia e harmonia entre os povos, que festejam o nascimento de Jesus – O Salvador da Humanidade – obviamente, a data mais importante do calendário cristão.

Nos dias atuais não se tem a conotação do natalício humilde de Cristo. Chocolates, avelãs, perus e queijos recheiam o cardápio natalino. Quanto aos símbolos, estrelas, reis magos e até papai Noel disputam a atenção de todos.

Esperança mantém intacta, de certa forma, a tradição e comemora com muita galhardia o 25 de dezembro.

As famílias se reúnem, fazem a sua ceia larga e assistem atentamente missas e cultos.
Mangedouras são dispostas nas casas e, na zona rural, realizam-se novenas.


A “lapinha” de Inacinha Celestino é um ícone a parte. Montada em sua residência na rua Solon de Lucena, há mais de 66 anos é visitada por curiosos e turistas.

Na Igreja Matriz também é ornamentado uma representação daquela noite santa, que recebe igualmente a presença maciça de visitantes. E o coral que se apresenta nas celebrações, dá um toque de elegância e requinte aos trabalhos litúrgicos.

A peregrinação da Imagem do Bom Conselho pelas 30 comunidades católicas é um capítulo a parte. Tem início ainda no mês de novembro e percorre o município, preparando a vinda do Menino Jesus.

As igrejas evangélicas também fazem os seus cultos e partilham a santa ceia.

Casas comerciais, repartições públicas etc. entram neste clima de amor e paz. Por sua vez, a edilidade se encarrega de enfeitar as nossas praças, com lâmpadas luminosas e enfeites evocativos.

Enfim, a cidade em seus quatro recantos transmite um sentimento acolhedor para homenagear calorosamente o nosso único e verdadeiro rei.

Fonte: Rau Ferreira